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3 produções audiovisuais que abordam a temática do metaverso

Imagem de pikisuperstar no Freepik (https://br.freepik.com/fotos-gratis/colagem-de-amor-virtual-do-metaverso_29823738.htm#query=metaverso&position=5&from_view=search&track=sph”>Imagem de pikisuperstar</a> no Freepik)

O universo tecnológico segue em alta nos dias de hoje e entre os tópicos que mais tem chamado a atenção do público nos últimos tempos está o metaverso. Apesar de ser um assunto novo para muitos, o metaverso já foi representado em diferentes obras, inclusive em produções audiovisuais. Neste texto, vamos falar sobre 3 obras que já levaram o tema para as telas.

Sword Art Online (2012)

Sword Art Online, ou SAO, é um anime baseado em uma light novel de mesmo nome e que foi ao ar em 2012.

Na história, jogadores ficam presos em um mundo de videogame extremamente perigoso e correm risco de vida caso seus avatares sejam eliminados no mundo virtual. 

Sword Art Online também conta com 2 filmes reproduzidos no cinema.

Jogador Nº1 (2018)

Conhecido por seu aspecto inovador, o diretor Steven Spielberg foi um dos profissionais da sétima arte que apostou em levar o metaverso para as telonas.

Ele foi produtor e diretor do filme “Jogador Nº1”, adaptação do livro de Ernest Cline. A história se passa em um mundo distópico no ano de 2044 e nela a sociedade é centrada em jogo de videogame conhecido como OASIS. 

Além da temática tecnológica, “Jogador Nº1” ficou conhecido por prestar referências a outras obras, como Gigante de Ferro (2000).

Free Guy (2021)

Mais um filme que chama a atenção dos fãs de videogames. 

Nesta obra estrelada pelo ator canadense Ryan Reynolds, o protagonista toma consciência de que é um personagem NPC de um jogo extremamente popular. Ele se alia a uma jogadora para enfrentar o CEO da empresa criadora do jogo e tentar salvar o seu mundo.

Extra: Matrix

O primeiro filme da Trilogia Matrix foi lançado no ano de 1999 e logo se tornou um fenômeno que marcou a história do cinema.

Nele, o público conhece um mundo dominado pelas máquinas, no qual seres humanos são presos a uma realidade virtual e usados como fonte de energia.

Esta é uma visão mais pessimista, mas que mostra como a realidade virtual já está na mente humana há um bom tempo. Matrix recebeu três estatuetas na edição do ano 2000 do Óscar.

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