De acordo com dados da rede, cerca de três quartos de todos os Bitcoin em circulação não foram movimentados nos últimos seis meses. Este resultado vem da Glassnode, que usa dados de blockchain para fornecer uma visão macro do Bitcoin mantido em uma carteira com base no tempo desde a última movimentação.
Mercado de Bitcoin continua pessimista
De acordo com os dados, aproximadamente 75% do Bitcoin permaneceu estático durante a maior parte de 2024. Ou seja, os investidores não se desfizeram do Bitcoin, mesmo com o ativo caído 21% em relação ao seu máximo histórico.
Assim, a predominância de moedas mais antigas sugere que os investidores de longo prazo continuam a manter cada vez mais o BTC como reserva de valor, talvez em antecipação a futuros aumentos de preços.
Por isso, as tendências de acumulação também podem reduzir a oferta de Bitcoin disponível para transações, fazendo com que os preços subam à medida que a procura aumenta e a oferta se torna escassa.
Ele alertou que se esses investidores venderem em pânico, como fizeram nos últimos anos, isso poderia levar a novas quedas. Detentores de curto prazo são aqueles que possuem BTC por menos de 155 dias.
Em 2018, 2019 e 2021, investidores entraram em pânico, sinalizando risco de uma tendência de baixa nos mercados, semelhante ao que ocorre atualmente.
O mercado de criptomoedas continua pessimista, com o Crypto Fear and Greed Index caindo para 28, um nível de medo não registrado desde dezembro de 2022.
No final do fim de semana, o preço do Bitcoin ultrapassou os US$ 60.000. No entanto, caiu drasticamente, caindo para US$ 58.619 no momento em que este artigo foi escrito.
O futuro do Bitcoin é promissor para investidores de longo prazo que o veem como reserva de valor. A oferta limitada e a demanda crescente podem aumentar os preços. No entanto, o mercado de criptomoedas continua imprevisível.
Portanto, acompanhe as tendências e notícias sobre as criptomoedas antes de tomar qualquer decisão.