Uma das pioneiras na fabricação de hardware de mineração de Bitcoin, a Bitmain,revelou os novos modelos Antminer S21XP e S21XP Hydro. Então, de acordo com a empresa, nenhum outro no mercado são tão poderosos quantos estes. O anúncio foi feito durante a World Digital Mining Summit, em Las Vegas, nos dias 17 e 18 de junho.
Novas máquinas da Bitmain prometem aumentar a mineração
Assim, o Antminer S21XP possui:
- refrigeração a ar
- oferece hashrate de 270 TH/s
- eficiência energética de 13,5 J/TH
Mas o Antminer S21XP Hydro chega ao mercado em duas versões
1º modelo:
- refrigeração líquida
- poder de mineração de 473 TH/s
- eficiência de 12,7 J/TH
2º modelo:
- refrigeração por imersão
- poder de mineração de 300 TH/s
- eficiência de 13,5 J/TH
Portanto, esses novos modelos superam significativamente o antecessor S21 Pro, lançado em março passado em Omã. Ou seja, o modelo anterior oferecia um hashrate de 234 TH/s e eficiência de 15 J/TH.
O quesito eficiência energética é fundamental na mineração de Bitcoin. Quanto maior e eficiência energética, menor são os custos operacionais dos mineradores.
Embora ainda não estejam disponíveis para compra no site da Bitmain, os modelos já são oferecidos pelo parceiro Hashrate Index do pool de mineração Luxor. A Bitmain garante que os envios começarão entre o último trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025.
Sabemos que a competição no mercado de mineração de Bitcoin está acirrada. Para se ter uma ideia, a Bitdeer, fundada pelo cofundador da Bitmain, Jihan Wu, anunciou:
- chips com eficiência de 10 J/TH para o último trimestre de 2024
- chips com eficiência de 5 J/TH para o 2º trimestre de 2025