Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à presidência, planeja uma medida inovadora caso retorne à Casa Branca: criar uma reserva estratégica de Bitcoin (BTC) para o país. A informação vem de Dennis Porter, diretor executivo e fundador do Act Fund.
Donald Trump quer armazenar Bitcoin
A estratégia de acumular Bitcoin não é novidade e algumas empresas já fazem isso, entre nações, somente El Salvador adotou o Bitcoin como moeda corrente. Então, caso Donald Trump faça realmente isso, seria a primeira grande nação a adotar uma política formal de acumulação de Bitcoin como reserva estratégica.
Mas, por enquanto, tudo é especulação, caso haja realmente esse interesse, o anúncio oficial deve acontecer em Nashville, no próximo sábado (27), durante um evento da comunidade de entusiastas de Bitcoin.
Então, a partir de 2025, o plano dos EUA é começar a armazenar Bitcoin para longo prazo, seguindo os passos de El Salvador. De qualquer forma, adotando essa política ou não, os EUA já possuem a maior quantidade de Bitcoin acumulados em reserva. São, aproximadamente, 213.246 BTC.
Especialistas do setor, como o advogado e investidor em Bitcoin, DR Lewis, veem a proposta de Trump com bons olhos. Lewis destaca que Trump já tomou medidas para se aproximar do ecossistema Bitcoin, incluindo reuniões com mineradores e apoio a plataformas pró-BTC.
Além disso, Trump escolheu JD Vance, um investidor com significativo tesouro em Bitcoin, como seu vice-presidente. “É hora de adicionar uma reserva estratégica e aumentar o nosso tesouro.” – afirmou Lewis.
Mercado favorável para o crescimento do Bitcoin
Nos últimos meses, Trump tem mostrado uma postura mais favorável ao Bitcoin, criticando a abordagem regulatória da atual administração democrata. Ele prometeu acabar com a “guerra de Biden” contra o ecossistema das criptomoedas e garantir um futuro promissor para o Bitcoin e outros criptoativos nos EUA.
Donald Trump também se comprometeu a impedir a migração de empresas de Bitcoin dos Estados Unidos, que buscam fugir da intensa regulamentação imposta pelo governo Biden.
De acordo com o candidato, garantir que a indústria de criptomoedas permaneça e se desenvolva nos Estados Unidos.
Portanto, a criação de uma reserva estratégica em Bitcoin pelos EUA pode fazer com que o preço da criptomoeda dispare. Quem sabe esse não é o momento que os analistas previam do valor passar dos US$ 100 mil?