sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoArgentina avança na integração de criptomoedas na economia

Argentina avança na integração de criptomoedas na economia

A Inspeção Geral da Justiça (IGJ), órgão do Ministério da Justiça da Argentina, anunciou na terça-feira (16) a aprovação da Resolução Geral IGJ nº 15/2024. Essa medida visa impulsionar investimentos locais e estrangeiros, permitindo que empresas aumentem seus capitais com criptomoedas.

Argentina nomeia especialista em blockchain para divisão de criptomoedas

“A possibilidade de integração de contribuições na constituição da empresa e nos seus aumentos de capital, constituídos por ativos virtuais e criptomoedas, está incorporada na nova regulamentação, sujeita ao cumprimento de determinados requisitos.” – afirma a Resolução. 

Portanto, o governo argentino acredita que esse novo mecanismo pode oferecer oportunidades de crescimento, eficiência e segurança no mundo dos negócios. Além disso, o governo pretende fomentar a reativação econômica e o desenvolvimento das ações sociais realizadas por organizações da sociedade civil.

As novas regras trazem também a “simplificação de procedimentos” e a “consagração do princípio da liberdade”, eliminando burocracias para empresas locais. Essa medida pode tornar a Argentina um ambiente mais atrativo para negócios inovadores.

Em outra movimentação importante, o presidente da Argentina, Javier Milei, nomeou Ariel Waissbein, especialista em blockchain, web3 e DeFi, para a diretoria da Agência Federal de Segurança Cibernética (AFC). Esse órgão é vinculado à Secretaria de Inteligência do Estado, comandada pelo Sistema de Inteligência Nacional (SIN).

Waissbein, com vasta experiência como consultor para diversas empresas do ramo cripto, terá a missão de avaliar, planejar e desenvolver soluções para localizar e conter ataques cibernéticos contra a infraestrutura informática do governo argentino. Sua nomeação reforça o compromisso do país em fortalecer sua segurança digital enquanto adota novas tecnologias.

Portanto, essas iniciativas mostram que a Argentina está dando passos significativos para integrar criptomoedas em sua economia. Com essas medidas, o país caminha para se posicionar como um líder na América Latina em inovação tecnológica e financeira.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img