Na última sexta-feira (11), a Receita Federal anunciou que voltará a compartilhar dados abertos sobre operações com criptoativos. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. A Worldcoin, por exemplo, anunciou uma nova parceria no mesmo dia.
Dados
Por meio de publicação em seu site, a Receita Federal informa a retomada neste mês do compartilhamento de dados abertos de operações com criptoativos. Tomando como base o sigilo fiscal nessa decisão, a RF afirma considerar esse serviço importante para diferentes grupos sociais, como a comunidade acadêmica e jornalistas.
Confira a seguir as situações nas quais é necessário declarar operações com criptoativos, segundo a Receita Federal:
- Empresas exchanges domiciliadas no Brasil: devem reportar todas as operações, independentemente do valor.
- Pessoas jurídicas (PJ) e pessoas físicas (PF) que utilizem exchanges estrangeiras: devem declarar as operações sempre que o valor mensal, isolado ou conjuntamente, ultrapassar R$ 30 mil (trinta mil reais).
- Transações diretas entre pessoas jurídicas ou físicas, sem a intermediação de uma exchange: devem ser declaradas sempre que o valor mensal das operações, isolado ou conjuntamente, ultrapassar R$ 30 mil (trinta mil reais).
World Chain
A Worldcoin anunciou na última sexta-feira parceria com uma empresa de análise de dados na Web3. Trata-se de Dune. Segundo o projeto, essa parceria deverá facilitar a consulta de dados para o público e para os desenvolvedores em sua blockchain, a World Chain:
“Ao trabalhar com a Worldcoin Foundation e contribuidores de projetos como Tools for Humanity, Dune permitirá que a comunidade Worldcoin tenha dados de onchain acessíveis, proporcionando transparência para todo o World Chain. Os dados estarão ativos assim que a rede World Chain for lançada”, compartilhou a Worldcoin em seu site.
Banco Central
Na última terça-feira (08), o Senado Federal aprovou a indicação de Gabriel Muricca Galípolo para o cargo de presidente do Banco Central. Ele assumirá a posição em 1º de janeiro de 2025. Roberto campos Neto é o atual presidente do BC.
Fairdesk
A Fairdesk chamou a atenção do público em anúncio recente. A exchange informou que encerrará suas atividades no final de novembro. Confira mais informações clicando aqui.