A recente valorização das criptomoedas parece estar sendo impulsionada por decisões impulsivas de pequenos investidores. Os grandes fundos ou investidores mais ricos não têm tanta interferência, de acordo com analistas do JPMorgan. Em um relatório divulgado recentemente, Nikolaos Panigirtzoglou e sua equipe observaram que o “impulso do varejo em direção às criptomoedas se recuperou em fevereiro.” Então, isso provavelmente explica a forte recuperação do mercado nesse período.
Criptomoedas são influenciadas por pequenos investidores
Dessa forma, os analistas se baseiam em diversos indicadores, incluindo a análise dos fluxos cumulativos de Bitcoin (BTC) na rede. Isso mostra um aumento na participação de pequenos investidores.
Assim, eles destacam que esse ajuste é necessário porque as participações de bitcoin dos investidores de varejo que mudaram para os novos ETFs de bitcoin à vista são tecnicamente mantidas em carteiras institucionais maiores. Isso acontece mesmo que o investidor final seja o varejo.
A popularidade crescente de tokens de IA e meme é um indicador do interesse do varejo em criptomoedas. Coincidentemente, esses ativos também se recuperaram em fevereiro, segundo os analistas.
Ou seja, o aumento do interesse do varejo em criptomoedas no final de 2023 reflete um movimento similar no mercado de ações durante o quarto trimestre, observam os analistas.
Assim, para o JPMorgam, três fatores impulsionaram esse crescimento no setor cripto:
- O evento de halving do Bitcoin
- A atualização da rede Ethereum
- As expectativas de aprovação de ETFs de Ethereum à vista nos EUA
Quem é a JPMorgan
O JPMorgan Chase & Co., comumente conhecido como JPMorgan, é uma das maiores instituições financeiras do mundo, com uma presença significativa em:
- Serviços bancários
- Gestão de investimentos
- Gestão de ativos
- Private banking
Fundado em 2000, o banco tem uma longa história que remonta a algumas das instituições financeiras mais antigas dos Estados Unidos, como o Chase Manhattan Bank, o J.P. Morgan & Co. e o Chemical Bank.
Portanto, o JPMorgan é conhecido por sua influência no setor financeiro global. Assim, suas análises e relatórios são frequentemente considerados referências e determinam tendências no mercado financeiro.