Uma pesquisa promovida por pesquisadores do Blockchain Research Lab em Hamburgo, Alemanha, mostrou que o lançamento do ChatGPT pela OpenAI representou um cenário de alavancagem para ativos de criptomoeda relacionados à inteligência artificial (IA).
Lançado em novembro do ano passado, o ChatGPT rapidamente virou uma das plataformas de crescimento mais rápido na história, superando a marca de 1 milhão de usuários diários em meros cinco dias e atingindo 100 milhões de usuários mensais até janeiro de 2023.
Atualmente, é complicado estimar exatamente quantos usuários mensais o aplicativo agora atende, todavia, algumas pesquisas apontam que essa quantidade pode ser tão elevada quanto 1 bilhão. O setor de criptomoedas também embarcou na sensação de Inteligência Artificial (IA) capitaneada pelo ChatGPT nos últimos meses.
“O lançamento do ChatGPT teve um impacto significativo no desempenho dos criptoativos relacionados à IA, apesar de o mercado geral de criptomoedas estar em um estado de baixa e apetite de investidores avessos ao risco. Usando diferenças-em-diferenças sintéticas, encontramos aumentos médios de preço de pelo menos 10,7% (35,5%) no período de um mês (dois meses) após o lançamento”, segundo os pesquisadores.
Enquanto 10,7% e 35,5% corresponderam ao piso para elevação de preço em períodos de um e dois meses, o teto saltou para 15,6% e 41,3%, respectivamente. O estudo aponta a imprensa e o marketing e o sentimento público como elementos em alta, finalizando que “os investidores perceberam os criptoativos relacionados à IA como possuindo maior potencial ou valor após o lançamento”.
Segundo a pesquisa, esses elementos podem ter motivado investidores institucionais a direcionar o financiamento para iniciativas de IA de conglomerados de tecnologia. Os pesquisadores frisam que essa alteração pode ter resultado em investidores de varejo realizando o mesmo e apostando em criptomoedas.
ChatGPT pode ter impulsionado mercado de criptomoedas
Os estudiosos também especulam que as capacidades do ChatGPT como ferramenta educacional podem ter “promovido efeitos de difusão de informações dentro do mercado de criptomoedas, equipando investidores de varejo com a capacidade de destilar conceitos complexos e técnicos, facilitando assim decisões de investimento mais informadas”
Os ativos de criptomoeda não vinculados à IA seguiram uma tendência lateral no mesmo período, terminando uma queda que iniciou no segundo trimestre de 2022. Além disso, as procuras por cripto no Google caíram para o patamar mais baixo desde 2020.