domingo, novembro 24, 2024
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Estudantes brasileiros brilham no Hackathon da Solana

Cinco estudantes do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) conquistaram o prêmio “The University Award” no Solana Renaissance Hackathon. O projeto vencedor, chamado DeVolt, promete transformar o mercado de energia para veículos elétricos através da descentralização de matrizes energéticas.

Competição da Solana reuniu 8.300 projetos de 95 países

A DeVolt, idealizada por Henrique Marlon, Emanuele Moraes, Paulo Evangelista, Matheus Macedo e Marcelo Feitoza e tem como objetivo facilitar o acesso a estações de carregamento de veículos elétricos. Ou seja, a solução permite que indivíduos e empresas não sejam apenas consumidores, mas também produtores, gerentes e vendedores de energia elétrica. Tudo de maneira segura e transparente, através do blockchain da Solana.

Henrique Marlon revelou que a inspiração para o projeto veio da experiência de Emanuele Moraes como estagiária da mesa de energia do Banco BTG Pactual. Ela percebeu que a falta de liquidez é um dos principais problemas do mercado de energia no Brasil.

Membros do Clube de Blockchain da Inteli formaram o grupo com o objetivo de criar soluções para esse problema. Então, inicialmente, o projeto surgiu com a proposta de criar um mercado de balcão para o setor energético. Mas acabou se voltando para uma solução focada no carregamento de veículos elétricos.

Os estudantes identificaram uma lacuna entre a quantidade de estações de carregamento no Brasil e a crescente expansão da frota de veículos elétricos. 

Assim, eles projetaram a criação de um ecossistema de energia descentralizado e acessível, baseado em incentivos financeiros. No início deste ano, eles criaram o primeiro protótipo do projeto. Durante o hackathon da Solana, que encerrou na última segunda-feira (06), eles desenvolveram a versão 2.

Os estudantes do Inteli receberam um prêmio de US$ 10.000 em USDC por terem vencido o “The University Award”. A competição global reuniu 8.300 projetos desenvolvidos por estudantes de 95 países, representando a “nova onda de projetos de alto impacto” do ecossistema da Solana.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
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