“A paixão dos brasileiros por esportes e novas tecnologias faz do Brazil o maior mercado global da Chiliz.” – disse Bruno Pessoa, CEO da empresa. “Com uma base de 450 mil detentores de fan tokens, o Brasil representa 22,5% do total de usuários do Socios.com em todo o mundo. Por isso, mais do que mercados pioneiros como Turquia e países também com tradição no futebol fortes como Itália, Inglaterra e Espanha.” – enfatizou Bruno.
Plano de expansão da Chiliz no Brasil
Embora a Turquia seja um mercado muito interessante e o primeiro a aceitar os fan tokens, o Brasil tem visto um rápido crescimento, com uma taxa anual de mais de dois dígitos desde que a empresa chegou.
Bruno negou que a mudança da empresa tenha relação com o esgotamento da história do fan show. Os tokens associados ao maior clube de futebol do mundo ganharam popularidade total durante o mercado em alta de 2021, mas perderam terreno com o declínio do mercado de criptomoedas em 2022.
Integração e inovação no mercado
O diretor acredita que atrair novos colaboradores exige melhorar os produtos e capacitar os colaboradores. “Sempre gostei que o futuro não será menos digital. O que tende a ser mais digital e o blockchain é uma forma segura, distribuída e eficiente de registrar eventos. É o desenvolvimento de novos produtos, soluções e integração na rede Chiliz que irá melhorar e expandir o valor destes ativos e entregar maior valor aos seus detentores.”
Bruno anunciou uma nova parceria que a Chiliz firmou recentemente no Brasil para promover a adoção da tecnologia blockchain. Sua parceria com a Arena Hub, principal ecossistema de startups de games brasileiros, tem como objetivo aproximar os empreendedores do ambiente Web3. Pois o empresário acredita que o potencial desse mercado.
Colaboração com a Comunidade de Desenvolvedores
Mas, em outra frente, a empresa estabeleceu um relacionamento contínuo com a comunidade de desenvolvedores. A parceria ocorre junto a uma startup de soluções de infraestrutura Web3, Lumx Studios. Ferramentas desenvolvidas pela Lumx simplificam o desenvolvimento de projetos para Web3, possibilitando a criação de soluções que ampliam o poder dos fan displays.
“Claro que já fizemos coisas incríveis, são mais de 140 milhões de fan tokens vendidos em todo o mundo e mais de 2 milhões de pessoas que já tiveram contato com nossos produtos. Mas, graças às possibilidades da tecnologia blockchain, ainda estamos longe de alcançar nosso verdadeiro potencial”, finalizou Bruno.