sexta-feira, agosto 15, 2025
spot_img
HomeNegóciosABToken destaca importância da regulamentação dos prestadores de serviços de ativos virtuais...

ABToken destaca importância da regulamentação dos prestadores de serviços de ativos virtuais no Brasil

O Rio Innovation Week, uma das maiores conferências globais de tecnologia e inovação, recebeu na tarde da última quarta-feira (13), a Diretora Executiva da ABToken, Regina Pedroso no painel “Regulamentação dos Prestadores de Serviços de Ativos Virtuais no Brasil”. Entre os principais tópicos abordados, estiveram a importância da regulação para a segurança e credibilidade do mercado, os desafios de adequação das empresas às novas exigências e as oportunidades criadas pelas mudanças previstas para outubro e novembro.

Durante o debate, Regina ressaltou que a regulamentação é “algo muito esperado pelo
mercado e que trará mais segurança para os investidores, além de contribuir para a escalabilidade do setor”. Ela destacou que, especialmente no segundo semestre deste
ano, o tema ganha relevância diante das consultas públicas e da previsão de novas
regras para outubro e novembro.

A executiva reforçou que o cumprimento de normas como compliance e cibersegurança, apesar de custoso, é essencial para garantir a segurança do setor e desvincular a imagem da cripto economia de atividades criminosas. “O setor cripto é parte importante do sistema financeiro, e é preciso entender que criminalidade não é intrínseca a ele, assim como o Pix não é, apesar de haver golpes associados ao seu uso”, pontuou.

Regina também comentou sobre o impacto das novas regras na atuação de empresas
estrangeiras. “Organizações de fora que queiram operar no Brasil precisarão se adequar rapidamente, abrindo empresas no país para atender às exigências legais. A postura do Banco Central, neste momento, é positiva, buscando um equilíbrio entre segurança, transparência e flexibilidade para acompanhar a inovação”, afirmou.

Ela acrescentou ainda que a educação e a formação de equipes capacitadas para lidar com as demandas regulatórias e de segurança são áreas críticas para o futuro do setor. “Precisamos preparar times, incentivar o domínio de tecnologias de auto custódia e
ampliar a conscientização sobre como escolher e investir em ativos digitais com segurança”, concluiu.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisement -spot_img

últimas notícias