Nesta terça-feira (25), o Diário Oficial da União divulgou novas informações sobre a decisão da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em relação ao projeto World ID no Brasil. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.
Brasil
De acordo com publicação de hoje do Diário Oficial da União, a ANPD decidiu manter integralmente sua medida em vigor que suspende a concessão de compensação financeira para qualquer World ID criada pela coleta de íris no Brasil. A decisão diz respeito à criptomoeda Worldcoin/ WLD ou qualquer outra forma de compensação financeira.
“…as soluções apresentadas pela regulada não atendem à determinação da ANPD, uma vez que ainda está caracterizada a contraprestação financeira pela coleta de dado pessoal sensível;”
Assim, a Agência mantém a multa diária de R$ 50 mil reais caso o projeto retome o tratamento de dados, conforme abordado no caso.
A ANPD anunciou pela primeira vez a suspensão dos serviços de coleta de dados do World ID em 24 de janeiro de 2025. Naquele momento, a Agência ressaltou:
“Nos termos da LGPD, o consentimento para o tratamento de dados pessoais sensíveis, como é o caso de dados biométricos, precisa ser livre, informado, inequívoco e fornecido de maneira específica e destacada, para finalidades específicas.”
Bitget
De acordo com comunicado em sua central de anúncios, a Bitget retomou os serviços de retirada na rede BNB-BEP20. A suspensão foi anunciada pela Bitget ainda nesta terça-feira.
Da mesma forma, anunciou a retomada dos serviços de retirada na rede FUSE-ERC20.
Strategy
Anteriormente, na última segunda-feira (24), Michael Saylor utilizou sua conta na rede social X para compartilhar atualizações sobre a mais recente aquisição de Bitcoin por parte da Strategy. Confira o que ele escreveu, conforme tradução:
“$MSTR adquiriu 6.911 BTC por ~$584,1 milhões a ~$84.529 por bitcoin e atingiu um rendimento de BTC de 7,7% YTD 2025. Em 23/03/2025, @Strategy detém 506.137 BTC adquiridos por ~$33,7 bilhões a ~$66.608 por bitcoin. $STRK”
Simon Gerovich, CEO da Metaplanet, também anunciou a aquisição de mais Bitcoin por parte de sua companhia. Ele também citou Michael Saylor em uma reunião de acionistas da empresa. Confira mais informações sobre essa notícia clicando aqui.