Na última quinta-feira (1), a Trezor publicou um texto em seu blog sobre cuidado com ataques phishing. A postagem vem uma semana após contatos da newsletter serem alvos dessa modalidade de golpe. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.
No último dia 25, a Trezor havia anunciado que estava investigando um novo incidente de segurança. Assinantes da sua newsletter tinham sido contatados em tentativas de ataques na modalidade phishing.
Os golpistas enviaram um e-mail com o seguinte tópico de assunto – “Ativos em atualização”, traduzido para português. De acordo com outras informações compartilhadas, a mensagem continha um link malicioso. O propósito do e-mail era coletar as “seed phrases” dessas pessoas.
Conforme a Trezor destacou, esse foi um incidente isolado. No entanto, a empresa mantém o alerta para possíveis novos ataques na modalidade phishing.
Nesta sexta-feira (2), a Trezor publicou um novo texto sobre phishing, esclarecendo como é executada essa modalidade.
“Phishing é uma forma de os invasores cibernéticos enganarem os usuários para que revelem informações confidenciais. Pense nisso como pescar – só que, no caso de phishing, você é a pesca 😬. Especificamente, seus dados, informações de contato, senhas e, no caso de carteiras de hardware, sementes de recuperação”, informa a publicação.
Mais
O Brasil têm movimentado o mercado com grandes anúncios de suas instituições nos últimos dias. A consulta pública do Banco Central, por exemplo, chegou ao fim no último dia 31.
Ao todo, a pesquisa acumulou 240 registros de sugestões. Todas elas estão disponíveis para acesso dos interessados na plataforma do Banco Central. Na aba consultas encerradas.
A Receita Federal, por sua vez, contabilizou que 25.126 pessoas físicas detentoras de bitcoins que não declararam esses ativos – R$ 10 mil. Os dados são da declaração de imposto de renda de 2023.
Também de acordo com o que a RF informou, existe um total de 237.369 investidores de bitcoins no país.
Anúncios
Paralelamente, no cenário global, a CoinEx e a Binance fizeram novos anúncios de listagens nos útimos dias.
Empresas também têm compartilhado dados relacionadas ao mercado digital em 2023. Entre elas, está a Crypto.com.