Cripto Magazine

Ativos digitais dolarizados atraem 78% dos investidores, aponta levantamento do MB | Mercado Bitcoin

Young businesswoman searches data with magnifying glass generated by artificial intelligence

Em um ambiente de maior cautela nos mercados globais, marcado por incertezas macroeconômicas, os ativos digitais dolarizados têm chamado atenção e conquistado espaço nas carteiras de investidores brasileiros. Um levantamento do MB | Mercado Bitcoin, plataforma líder em ativos digitais na América Latina, mostra que 78% dos investidores demonstram interesse nessa classe de ativos. O maior exemplo são as stablecoins, como USDT e USDC, que lideram esse interesse e estão entre as 10 criptomoedas mais negociadas na plataforma em 2025.

Dados

O movimento de investimento na categoria já vem demonstrando aceleração: entre 2024 e 2025, o volume aplicado mais que triplicou, segundo a plataforma. Para Guilherme Pimentel, Diretor de Produtos Exchange do MB | Mercado Bitcoin, parte desse crescimento se deve à facilidade de dolarizar o patrimônio sem burocracia. “Os criptoativos não têm IOF nem taxa de administração, como ocorre em investimentos tradicionais, e ainda permitem aportes ou retiradas a qualquer momento, já que o setor funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirma.

Mais

As stablecoins de dólar, criptomoedas atreladas à moeda fiduciária norte-americana, têm se destacado como via para dolarizar investimentos. Atualmente, elas respondem por 99% do mercado, segundo dados do Banco de Compensações Internacionais, em grande parte por apresentarem ampla liquidez internacional e serem utilizadas para pagamentos.

O levantamento indica que o número de investidores em ativos dolarizados avançou quase 20% em 2025 em comparação ao período anterior, e a expectativa é que o crescimento continue em 2026. Para estimular a exposição à moeda americana, o MB disponibiliza a campanha Dólar Digital Turbinado. De acordo com a plataforma, a iniciativa aumenta os ganhos de até 5% ao ano para até 10% ao ano, por 3 meses, em aplicações de renda passiva com dólar digital. A campanha estará disponível de 20 a 31 de janeiro, para investimentos que vão de US$10 a US$100 mil, no site do MB.

“Uma das formas de começar é por meio do Dólar Digital com renda passiva, formato
que possibilita a aplicação trazer recompensas diárias, reinvestidas automaticamente.
Isso permite que o investimento comece a gerar retorno de maneira ainda mais ágil”,
comenta o executivo, ressaltando que as recompensas podem ser resgatadas ou mantidas em conta para aumento do capital investido. “Por estar inserida no segmento de criptoativos, a categoria ainda se destaca em relação ao mercado tradicional, por ser
mais simples e econômica: o investidor consegue aportar em dólar sem uma conta
internacional, por exemplo, além da instantaneidade visto as aplicações e resgates são
feitos na hora”, complementa.

 

Sair da versão mobile