Na última quarta-feira (18), o Banco Central anunciou o adiamento da live que promoverá um balanço da gestão de seu atual presidente. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. Também nesta semana, a Receita Federal encerrará uma consulta pública relacionada ao setor cripto.
Live BC
Conforme anunciou em seu site, o Banco Central adiou sua live da última quarta-feira (18) para a próxima sexta-feira (20), a partir das 15h. De acordo com o BC, a transmissão tratará de um balanço da gestão de Roberto Campos Neto, atual presidente da instituição.
Assim, a live abordará, por exemplo, os tópicos Pix, DREX, e Open Finance. Interessados poderão acompanhar a transmissão no canal no Youtube do Banco Central.
Em 1º de janeiro de 2025, Gabriel Muricca Galípolo assumirá a presidência do Banco Central. O Senado Federal promoveu a sabatina de Galípolo em novembro. Paralelamente, outros nomes assumirão novos cargos no Banco Central:
- Izabela Correa, analista do Banco Central, assumirá o cargo de Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta;
- Gilneu Vivan, analista do Banco Central, assumirá a Diretoria de Regulação;
- Nilton David, Chefe de Operações na Tesouraria do Banco Bradesco, assumirá o cargo de Diretor de Política Monetária do Banco Central.
Receita Federal
A Receita Federal encerrará na próxima sexta-feira (20) sua consulta pública sobre a Instrução Normativa que irá instituir a “DeCripto”.
Da mesma forma que a Receita Federal, o Banco Central também conta com consultas públicas relacionadas ao setor cripto em andamento. O BC anunciou a mais recente delas no dia 29 de novembro, sobre a proposta de regulação para atividades e operações das prestadoras de serviços de ativos virtuais no mercado de câmbio e em capitais internacionais. Descubra mais detalhes clicando aqui.
Bitcoin
De acordo com dados da CoinGecko, o Bitcoin alcançou nova máxima histórica na última terça-feira (17) no valor de US$108,135.
BitGo
Finalmente, a BitGo anunciou recentemente sua integração com a EigenLayer, protocolo que utiliza a blockchain Ethereum, oferecendo suporte ao staking de tokens EIGEN e ao restaking de ETH em carteiras de autocustódia e custódia. Confira mais informações sobre essa novidade clicando aqui.