Na última segunda-feira (23), o Banco Central anunciou o início da segunda fase de testes do Piloto Drex. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. Entre elas, a CoinEx anunciou suporte à atualização de uma rede.
Piloto Drex
O Banco Central fez uma publicação em seu site na última segunda-feira (23) informando sobre o início da segunda fase de testes do Piloto DREX. No dia 11 de setembro, a instituição divulgou os projetos selecionados para essa etapa e as temáticas envolvidas em cada caso:
- Cessão de recebível: ABC e Inter
- Crédito colateralizado em CDB: BB, Bradesco e Itaú
- Crédito colateralizado em títulos públicos: ABBC, ABC e MB
- Financiamento de operações de comércio internacional (Trade Finance): Inter
- Otimização do mercado de câmbio: XP-Visa e NuBank
- Piscina de liquidez para negociação de títulos públicos: ABC, Inter e MB
- Transações com Cédulas de Crédito Bancário: ABBC
- Transações com ativos do agronegócio (CVM): TecBan, MB e XP-Visa
- Transações com ativos em redes públicas: MB
- Transações com automóveis: B3, BV e Santander
- Transações com créditos e descarbonização – CBIO: Santander
- Transações com debêntures (CVM): B3, BTG e Santander
- Transações com imóveis: BB, Caixa e SFCoop
Na postagem de ontem, Fabio Araújo, Coordenador da Iniciativa do Drex e Consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamento (Deban) do BC, compartilhou mais detalhes sobre esta etapa:
“Vamos avaliar os diferentes casos de uso, sempre levando em conta os requerimentos de privacidade exigidos pela legislação em vigor. Também iremos testar o uso de ativos não regulados pelo BC. Para isso, estamos trabalhando em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Outros reguladores também demonstraram interesse em testes de operações com ativos de sua competência, de modo a ampliar a usabilidade da plataforma”
Por fim, o BC alerta que ainda neste ano receberá candidaturas daqueles que desejam participar do Piloto Drex. De acordo com o texto, aqueles que forem selecionados deverão testar a implementação de contratos inteligentes dentro do período que se estende até o final do primeiro semestre do ano que vem.
Atualização
A CoinEx anunciou suporte à atualização da rede BNB Smart Chain (BEP20) e hard fork. Confira mais informações sobre essa pauta clicando aqui.