Nesta quarta-feira (10), o Banco Central anunciou a retomada das atividades do LIFT Lab e novos projetos. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. Entre elas, o Senado promoveu recentemente uma audiência pública sobre o Real Digital.
Voltando à ativa
Por meio de publicação na data de hoje, o Banco Central anunciou a retomada das atividades do LIFT Lab. O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) é o resultado de um esforço conjunto entre o BC e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).
Nessa retomada, o LIFT Lab vai trabalhar com sete projetos que serão acelerados. São eles:
Compliance e PLD Preventivos: soluções tecnológicas para a prevenção à lavagem de dinheiro e compliance.
Gateway de Interoperabilidade: solução de interoperabilidade B2B que opera entre redes blockchain que não são compatíveis.
GreenFi: Finanças Descentralizadas para a Sustentabilidade: solução que visa criar um ecossistema financeiro descentralizado para ativos verdes tokenizados.
KYC para Rating de Crédito em Blockchain: solução que busca desenvolver uma rede descentralizada para avaliação e concessão de crédito, seguindo os princípios do Open Finance.
Score Chave PIX: desenvolvimento de uma pontuação para o sistema de pagamentos instantâneos Pix, monitoramento de safe zones e detecção de contas laranjas.
SmartSafe: solução de carteira digital programável, segura e intuitiva para o armazenamento de criptoativos.
Token do Agronegócio Garantido – TAG: tokenização de ativos para o agronegócio.
Senado
O Banco Central não foi a única instituição pública que chamou a atenção do mercado com novidades recentemente.
A Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado realizou na tarde da última terça-feira (9) uma audiência pública sobre o Real Digital. O site do Senado transmitiu a audiência e disponibiliza sua gravação para acesso dos interessados. O vídeo conta com 1h36min de duração.
Outras Notícias
Nesta quarta-feira (10), a plataforma HTX anunciou a mudança de marca de RNRD (Render Token) para RENDER (Render Token). Confira mais informações clicando aqui.
Por fim, na última terça-feira (9), a Worldcoin anunciou o lançamento da pré-visualização da World Chain, a blockchain própria do projeto com foco em seres humanos. Descubra mais detalhes clicando aqui.