Na última segunda-feira (23), a Binance divulgou um trabalho em conjunto com autoridades da Indonésia e com a Tokocrypto para encerrar um grande esquema cripto. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital. Entre elas, o Banco Central divulgou novidade recentemente.
Ação Conjunta
Por meio de texto na versão em inglês de sua central de anúncios, a Binance informou ao público sobre uma ação conjunta com outras duas entidades – Tokocrypto e Bareskrim (Agência de Investigação Criminal da Indonésia). De acordo com a exchange, o trabalho deu fim a um grande esquema cripto e resultou na apreensão de US$ 200 mil em fundos ilícitos.
Segundo a publicação, a ação mirou uma plataforma de negociação de criptomoedas que promovia o golpe da modalidade conhecida como Pig Butchering, ou “Abate de Porco”. Recentemente, a Coinbase fez um alerta sobre essa modalidade de golpe.
“Os relatórios indicaram que o site era potencialmente uma frente para operações fraudulentas. Durante a investigação, vários indivíduos envolvidos na gestão das contas que receberam os fundos roubados foram presos. As autoridades descobriram cerca de 50 telefones celulares e vários cartões bancários locais, juntamente com aplicativos bancários nos telefones e tablets dos suspeitos. Os suspeitos se recusaram a cooperar quando questionados sobre as carteiras de criptomoedas que controlavam”, compartilhou a Binance.
Ainda de acordo com a corretora, sua Unidade de Inteligência Financeira apoiou as autoridades da Indonésia ao longo do processo de investigação.
Banco Central
Através de publicação em seu site, o Banco Central anunciou na última segunda-feira (23) o início da segunda fase de testes do Piloto Drex. Confira a seguir os projetos selecionados para esta etapa e os respectivos temas:
- Cessão de recebível: ABC e Inter
- Crédito colateralizado em CDB: BB, Bradesco e Itaú
- Crédito colateralizado em títulos públicos: ABBC, ABC e MB
- Financiamento de operações de comércio internacional (Trade Finance): Inter
- Otimização do mercado de câmbio: XP-Visa e NuBank
- Piscina de liquidez para negociação de títulos públicos: ABC, Inter e MB
- Transações com Cédulas de Crédito Bancário: ABBC
- Transações com ativos do agronegócio (CVM): TecBan, MB e XP-Visa
- Transações com ativos em redes públicas: MB
- Transações com automóveis: B3, BV e Santander
- Transações com créditos e descarbonização – CBIO: Santander
- Transações com debêntures (CVM): B3, BTG e Santander
- Transações com imóveis: BB, Caixa e SFCoop