O mercado de criptomoedas no Brasil dá um passo importante contra atividades ilegais. O Bitybank, líder em volume de criptoativos, fechou uma parceria estratégica com a Advice Compliance, especializada em tecnologias de compliance, para criar soluções de proteção e boas práticas.
Fortalecendo a segurança no mercado de criptomoedas
O projeto visa combater os riscos de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo neste setor. O objetivo é criar um ambiente mais seguro e transparente para todos.
Assim, a colaboração entre o Bitybank e a Advice Compliance diz respeito ao desenvolvimento de um módulo específico para criptomoedas. Este módulo será integrado na plataforma e-Guardian da Advice Compliance.
Atualmente, o e-Guardian monitora e controla a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Com o novo módulo criptográfico, ele identificará e gerenciará riscos em transações de criptomoedas, analisando a atividade de mercado em tempo real.
Além do monitoramento contínuo, a tecnologia também proporciona análise detalhada e gerenciamento eficaz de riscos dos criptoativos. Isso garante uma avaliação automatizada e precisa das transações. A plataforma identifica e classifica automaticamente os riscos, funcionando como uma ferramenta eficaz de prevenção.
Na prática, o e-Guardian gera relatórios detalhados e mantém comunicação eficaz com os órgãos reguladores. Isso assegura o cumprimento dos requisitos regulamentares nacionais e internacionais. De acordo com Ibiaçu Caetano, CFO do Bitybank, a integração do e-Guardian no módulo Crypto é uma medida estratégica para fortalecer as práticas de compliance da instituição.
Um compromisso com a conformidade regulatória
“O lançamento previsto para o final de 2024 marca um importante avanço no nosso compromisso”, enfatiza Caetano. Ele ressalta que o objetivo é proporcionar um ambiente de transações seguro e transparente.
Já a Advice Compliance traz para o Bitybank sua expertise consolidada em tecnologia aplicada ao compliance, com 17 anos de experiência e mais de 300 clientes em sua carteira.
Segundo Cláudio Azevedo, CEO da Advice, a associação visa fortalecer o mercado de cripto no Brasil. “Temos o compromisso de construir um futuro onde inovação e segurança andem de mãos dadas.” – afirma Azevedo. Portanto, essa colaboração não visa apenas fortalecer as atuações das empresas envolvidas, mas também criar um novo paradigma para o mercado de criptografia no Brasil.
Assim, ao promover produtos e práticas de compliance rigorosos, a colaboração busca consolidar a confiança dos clientes. Ou seja, garante-se a sustentabilidade do setor, posicionando ambas as instituições como líderes na construção de um mercado criptográfico mais seguro e transparente. Isso está em linha com as melhores práticas internacionais e demonstra um forte comprometimento com a integridade do setor.