Nesta quarta-feira (17), o site da Gelephu Mindfulness City (GMC) revelou um plano do Butão de um investimento de Bitcoin para o desenvolvimento da cidade. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado de criptomoedas.
GMC
De acordo com comunicado divulgado no site da Gelephu Mindfulness City (GMC), o Butão definiu um compromisso de investir 10 mil BTC nesse novo centro econômico na região sul do país. Assim, o texto afirma:
“Em termos de valor, o compromisso representa um compromisso de até USD 1 bilhão em reservas soberanas de Bitcoin para apoiar o desenvolvimento de longo prazo da GMC.
O compromisso está de acordo com a visão de Sua Majestade o Rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, refletindo a intenção do Butão de aplicar as modernas tecnologias digitais com cuidado, paciência e responsabilidade, a serviço de suas pessoas e gerações futuras.”
Paralelamente, a GMC destaca que o Butão levará em consideração abordagens responsáveis para implementar esse compromisso. A abordagem deverá ser definida nos próximos meses. Conforme explica o texto, estas são algumas das abordagens que estão em consideração:
- garantia das participações BTC do Reino;
- estratégias de rendimento e tesouraria gerenciadas por risco e abordagens de detenção de longo prazo intencionais destinadas a preservar e proteger o valor de seus ativos digitais.
O comunicado também ressalta que o Butão reconhece no Bitcoin uma capacidade de compor valor ao longo do tempo. O país informa que baseará suas ações relacionadas ao Bitcoin com uma forte governança, prudência e transparência.
Ainda de acordo com a GMC, o compromisso também reforça a relação com parceiras fintechs e de ativos digitais na região.
Mais
No mesmo comunicado, a GMC reforça o histórico de pioneirismo do Butão entre nações soberanas no que diz respeito à mineração de Bitcoin. O Butão utiliza o excedente da energia hidrelétrica do país para a atividade. Além disso, entre outras iniciativas, o país aponta que ancorou seu sistema nacional de identidade digital na infraestrutura blockchain pública:
“Com base nisso, o Butão integrou ativos digitais nas reservas estratégicas da GMC, permitiu pagamentos baseados em cripto em comerciantes e serviços de turismo e lançou o TER, um token digital apoiado por soberanos ligado ao ouro físico. Juntas, essas iniciativas refletem uma abordagem deliberada e de longo prazo da inovação baseada em governança, sustentabilidade e utilidade do mundo real.”
