segunda-feira, setembro 16, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoBybit desiste de operar na França por causa de questões regulatórias

Bybit desiste de operar na França por causa de questões regulatórias

Devido às rígidas questões regulatórias na França, a Bybit encerrou suas operações no país. A empresa, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, fez o anúncio na última quinta-feira (1º).

Bybit anuncia saída da França

O desligamento acontece rapidamente. Na manhã desta sexta-feira (2), apenas um dia após o anúncio, usuários franceses já estão com suas contas restritas, sem poder criar ordens de compra e venda.

Entre os serviços afetados estão:

  • Bybit Card
  • Trading Bot
  • Bybit Earn
  • Copy Trading
  • One Click Buy

Todos os produtos ligados aos mercados à vista e de futuros também já se encontram indisponíveis para franceses.

Em apenas 24 horas, a Bybit movimentou US$ 5,6 bilhões em operações spot e US$ 24,4 bilhões em derivativos, demonstrando seu enorme volume de negócios.

Segundo o CoinMarketCap, a Bybit é a quarta maior corretora de criptomoedas no mercado à vista e a segunda maior no mercado de derivativos. 

Dessa forma, investidores franceses de criptomoedas perderão acesso a uma das principais plataformas globais. A empresa anunciou que sua saída se deve a questões regulatórias.

“O principal objetivo da Bybit sempre foi operar nossos negócios em conformidade com todas as regras e regulamentos relevantes”, escreveu a corretora. “À luz dos recentes desenvolvimentos regulatórios do regulador francês, a plataforma deixará de oferecer nossos produtos e serviços aos cidadãos e residentes franceses.”

Aqueles que tinham posições abertas na plataforma, como posições de compra e venda no mercado de futuros, terão suas ordens liquidadas automaticamente pela corretora no dia 13 de agosto.

“A partir desta data, você só poderá sacar ativos e fundos de sua conta.”

Portanto, os únicos serviços que continuarão disponíveis estão ligados ao setor de Web3, incluindo diversas carteiras da corretora, como a Bybit Wallet, sua corretora descentralizada DEX Pro, e outros produtos de airdrop e NFT.

Corretora estava proibida de operar na França

Assim, segundo nota publicada no início do ano pelo Autorité des Marchés Financiers (AMF), órgão regulador da França, a Bybit estava em sua lista negra desde maio de 2022. A corretora não possuía licença para operar no país.

“A plataforma de negociação de ativos digitais BYBIT está na lista negra da AMF desde 20 de maio de 2022 por não conformidade com as regulamentações francesas vigentes.” – escreveram os reguladores em maio deste ano.

“Plataformas não registradas que fornecem esses serviços na França são ilegais sob a lei francesa. A BYBIT não está registrada como um DASP (Prestador de Serviços de Ativos Digitais).”

Reflexos no Mercado

Portanto, a saída da Bybit da França não é uma surpresa total. Mesmo assim, conforme esse aviso já tinha mais de dois anos, a decisão chama a atenção do mercado.

Em resumo, a Bybit deixa um grande vácuo no mercado francês de criptomoedas. Então, o encerramento das operações é um reflexo das rigorosas regulamentações do país e da falta de conformidade da corretora com as leis locais.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img