A Bybit, exchange de criptomoedas, recebeu o registro VASP (Prestadora de Serviços de Ativos Virtuais) na Argentina. A Unidade de Informação Financeira (FIU), responsável por combater crimes financeiros, concedeu a certificação.
Certificação da Bybit dá mais segurança aos investidores
A Bybit, que iniciou operações na Argentina em junho de 2022, agora se alinha ainda mais com as regulamentações locais e as diretrizes do GAFI. O registro VASP, introduzido em março, faz parte dos esforços argentinos para combater crimes financeiros.
Ben Zhou, CEO da Bybit, afirmou que essa conquista reforça o compromisso da empresa em oferecer serviços digitais seguros e combater crimes financeiros globalmente.
Porém, a expansão da Bybit não se limita à Argentina. A empresa, que tem sede em Dubai e é a segunda maior exchange de criptomoedas por volume globalmente, tem mostrado uma estratégia de ajuste constante às regulamentações de cada mercado.
Enquanto se estabelecia na Argentina, a Bybit enfrentou desafios em outros países. Recentemente, interrompeu suas operações na França após ser incluída na lista negra dos reguladores financeiros por operar sem registro desde 2022. Além disso, a Bybit deixou o mercado canadense em maio de 2023, em resposta às novas regulamentações impostas no país.
Justiça permite criptomoedas como capital social
A Argentina busca equilibrar o crescimento das criptomoedas com as diretrizes internacionais contra crimes financeiros. A adoção no país, impulsionada pela instabilidade econômica, cresceu bastante.
Em 2023, a Argentina foi classificada em 15º lugar globalmente, segundo a Chainalysis. As autoridades estão intensificando os esforços para regulamentar o setor.
Então, para reforçar a segurança e a conformidade do mercado, a Argentina aprovou, em julho, uma legislação que concede anistia fiscal de até US$ 100.000 para criptoativos registrados.
Além disso, a Inspeção Geral de Justiça permitiu o uso de criptomoedas como capital social registrado, em uma medida que busca formalizar ainda mais o uso de ativos digitais no país.
Com o novo registro na Argentina, a Bybit mostra que está atenta às mudanças regulatórias e pronta para se adaptar e operar em mercados-chave globalmente.