No próximo domingo (24), às 19h, a startup Metavila inaugura o Café Metavila Literária, marcando uma inovação no mercado editorial. A empresa será a primeira a utilizar o metaverso como um marketplace para livros, unindo literatura e tecnologia em uma experiência imersiva e interativa.
O espaço virtual permitirá que os visitantes participem de palestras, eventos literários e adquiram livros selecionados. A primeira feira literária terá como tema o “café”, uma escolha que celebra a conexão clássica entre a leitura e a bebida.
Parcerias estratégicas e inovação tecnológica
O projeto envolve parcerias com empresas que complementam o ecossistema. A curadoria e comercialização dos livros serão realizadas pela livraria virtual Lodolita, que opera com o suporte tecnológico da Konekta, responsável pela plataforma de e-commerce. Já a Catavento Distribuidora cuidará da logística, garantindo a entrega dos exemplares comprados.
Enquanto isso, a Metavila lidera a criação e gestão do ambiente no metaverso, apostando em uma experiência rica para o usuário. “Ao fazer a junção dos livros com a tecnologia disruptiva que é o metaverso, estamos abrindo portas para um novo universo literário, com um olhar para o futuro, mirando as gerações Z e Alpha.” – afirma Ghini, uma das fundadoras da Metavila e primeira mulher metacuradora brasileira.
O Metaverso e o futuro da leitura
Ghini destaca que o metaverso oferece uma interatividade sem precedentes. Por isso, acredita que o espaço virtual pode ser transformado em uma poderosa rede social no futuro. “Nada na internet se compara com a rica experiência de visitar um espaço no metaverso.” – afirma.
De acordo com ela, o projeto busca não apenas ampliar os canais de vendas para editoras, mas também estimular o hábito da leitura em um mercado que precisa conquistar novas gerações.
Além disso, a Boden Club enriquecerá a experiência literária ao levar cafés especiais diretamente para o metaverso.
“Estamos animados com a possibilidade de oferecer os nossos cafés no metaverso, afinal, o café tem sido o melhor acompanhamento para a leitura, há séculos.” – comenta Camille Policarpo, Growth Hacker da Boden Club.
A Metavila projetou o Café Metavila Literária para garantir acessibilidade em todos os dispositivos, como celulares e navegadores comuns. Por isso, óculos de realidade virtual não são obrigatórios, o que amplia o alcance do projeto.
Cleusa Raven, também fundadora da Metavila, ressalta que outras Metavilas Literárias com novos temas já estão em desenvolvimento. Ela convida o público a explorar o espaço antes da inauguração oficial.
“O link para o Café Metavila Literária já está disponível para visitação. Portanto, aproveitem para conhecer os jardins, lagos e cachoeiras e se ambientarem para desfrutar ao máximo das experiências oferecidas.” – recomenda Cleusa.
Evento de Abertura Oficial
- Data: 24 de novembro
- Horário: 19h
Assim, o acesso pode ser feito por aplicativo ou navegador. Então, para mais informações e dúvidas, a empresa oferece suporte pelos canais de atendimento disponibilizados.
Confira o Café Metavila Literária AQUI.