O Grupo Chiliz, principal provedor mundial de tecnologia blockchain para a indústria do esporte e entretenimento, anunciou nesta quinta-feira (22) uma parceria estratégica de um ano com a Arena Hub, centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco no esporte. Assim, a colaboração visa fomentar iniciativas web3 e desenvolver novas soluções baseadas em blockchain para o setor de esportes no Brasil conectando a infraestrutura global ao principal ecossistema de inovação do setor no país.
Chiliz possui uma enorme estrutura em blockchain
Com quase de US$500 milhões gerados para a indústria do esporte desde 2018, o Grupo Chiliz é reconhecido mundialmente pela Chiliz Chain. Esta é uma enorme infraestrutura em blockchain pronta para o desenvolvimento do ecossistema SportFi, que une o universo da descentralização financeira com o mundo esportivo.
O principal produto hospedado na Chiliz Chain é sua plataforma de engajamento via Fan Tokens, Socios.com, parceira das principais equipes esportivas mundiais. O site permite que torcedores de todo o mundo participem de experiências exclusivas.
A Arena Hub, por sua vez, é um centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco no esporte. Por isso, a parceria com a Chiliz é um passo estratégico para expandir o alcance das tecnologias de blockchain no mercado esportivo brasileiro trazendo o pioneirismo da Web3 para potencializar e acelerar a criação de soluções inovadoras do setor.
Objetivos da parceria
Essa parceria tem quatro objetivos principais:
- Fomento de iniciativas web3. A colaboração visa promover e implementar tecnologias web3 no setor esportivo, facilitando a criação de soluções descentralizadas que aumentem a interação e o engajamento dos fãs com suas marcas e equipes favoritas e otimizem a interação dos sistemas já em uso por estas organizações.
- Desenvolvimento de novas soluções. As sportechs do ecossistema do Arena Hub, utilizando a infraestrutura da Chiliz, poderão trabalhar no desenvolvimento de novas aplicações de blockchain. Essas inovações podem ser integradas ao ecossistema esportivo, desde a tokenização de ativos esportivos até plataformas de votação e engajamento, por exemplo. Essas novas soluções visam transformar a forma como os fãs interagem com seus times e atletas favoritos, oferecendo uma gama de experiências inovadoras e personalizadas.
- Apoio a startups e empreendedores. A parceria irá oferecer suporte a startups e empreendedores do setor esportivo que desejam desenvolver na Chiliz Chain. Isso vai proporcionar acesso a tecnologia de ponta, mentorias especializadas e oportunidades de networking.
- Educação e capacitação. Chiliz e Arena Hub também pretendem, através da parceria, realizar workshops, seminários e programas de capacitação. Tudo para educar o mercado sobre os benefícios e aplicações do blockchain no esporte criando um ambiente favorável a adoção dessas tecnologias como fomento da inovação no esporte.
Chiliz quer aprimorar, ainda mais, a experiência dos fãs de esportes
Bruno Pessoa, Country Manager do Grupo Chiliz no Brasil, comentou: “Estamos entusiasmados com a parceria com a Arena Hub, um ecossistema referência em inovação esportiva no Brasil. Então juntos, vamos explorar novas fronteiras tecnológicas e criar experiências inéditas para os fãs de esporte. Além disso, queremos entregar ainda mais valor para nossos parceiros e reforçar o ecossistema de SportFi com iniciativas do Brasil.” Com essa parceria, Pessoa passa a ser membro do Conselho da Arena Hub.
Fernando Patara, co-fundador e Head de inovação da ArenaHub, acrescentou: “A entrada da Chiliz no ecossistema de inovação do Arena Hub fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento do mercado esportivo brasileiro. O Grupo Chiliz, líder global em blockchain e Fan Tokens, tem transformado a forma como os fãs interagem com seus clubes e ligas favoritas ao redor do mundo.”
“Portanto, no Arena Hub, podemos potencializar ainda mais essas inovações, adaptando-as ao contexto brasileiro e ampliando sua presença no mercado. Juntos, queremos explorar essas novas formas de engajamento e criar um impacto duradouro no esporte. Isso vai beneficiar tanto os fãs quanto as entidades esportivas.”