quarta-feira, dezembro 11, 2024
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Chiliz inaugura mural no Maracanã em celebração aos 5 anos dos Fan Tokens

Para celebrar os cinco anos do lançamento dos Fan Tokens, o Grupo Chiliz, líder mundial em blockchain para a indústria do esporte e entretenimento, promoveu uma ação especial no entorno do estádio do Maracanã (RJ) no último domingo (08), aproveitando o fluxo de torcedores flamenguistas que foram acompanhar a última partida da temporada. 

O mural comemorativo, produzido em parceria com o estúdio de arte Instagrafite, simboliza a evolução no relacionamento entre torcedores e clubes de futebol e instituições esportivas de todo o mundo proporcionada pela tecnologia blockchain

Chiliz celebra os cinco anos dos Fan Tokens no Maracanã

A obra, localizada próxima ao portão 7 do estádio. Ela permanecerá exposta por seis meses e além do aspecto artístico e de toda a história da criação desses ativos, faz a conexão entre o mundo físico e digital. Assim, será permitido ao público escanear diversos pontos do mural que possuem tecnologia NFC. Dessa forma, os torcedores podem resgatar uma réplica digital e colecionável do mural, conectando arte, esporte e inovação tecnológica.

“A transformação que vem acontecendo nos últimos cinco anos é evidente quando olhamos para os dados do Global Fan Report. De acordo com o relatório, 24% dos torcedores comentam que gostariam de ver seus clubes oferecendo mais programas de fidelidade. Isso é um dado que comprova uma clara demanda por conexões mais profundas e interações significativas entre fãs e equipes.” 

“Os Fan Tokens nasceram num momento de muita transformação, com uma adoção de tecnologia acelerada pela pandemia e uma globalização intensificada com toda essa tecnologia. Além de uma mudança de comportamento geracional, puxada por esses nativos digitais que vem transformando a maneira de se relacionar com tudo através de sua relação com a tecnologia”, comenta Bruno Pessoa, Country Manager do Grupo Chiliz no Brasil.  

O relatório comentado por Pessoa, ainda revela uma nova forma de torcer. Enquanto o “clubismo” sempre definiu a relação de muitos torcedores com seus times, o estudo aponta que 92% dos usuários da plataforma acompanham outros times além do seu clube preferido. 

Ou seja, essa mudança de comportamento representa uma oportunidade para os clubes se conectarem com torcedores de diferentes partes do mundo. Portanto, o objetivo é justamente esse mesmo, romper fronteiras geográficas e diversificar suas bases de fãs.

Mural comemorativo: arte e tecnologia em harmonia

Os Fan Tokens, criados em 2019 pelo Grupo Chiliz, são um marco  dessa  evolução e como ilustra o mural. Eles chegaram a atingir uma marca expressiva em volume de transações passando de 1B de dólares, gerando uma nova lógica financeira para todo o setor esportivo. 

Através desses  ativos digitais os torcedores passaram a participar de decisões importantes de seus clubes e podem resgatar experiências e prêmios exclusivos. Ao mesmo tempo, os clubes levaram suas marcas para outros países e continentes e ainda criaram novas formas de monetizar essas bases globais de fãs. No Brasil, a adesão  tem crescido bastante sendo responsável por 25% da base de torcedores que possuem Fan Tokens em suas carteiras de todo o mundo

“Este mural não celebra apenas os cinco anos de uma jornada que transformou o relacionamento entre equipes esportivas e seus fãs. A obra também faz refletir sobre o futuro e qual papel a tecnologia terá na relação entre torcedores e seus clubes preferidos”, reforça Pessoa. “Neste curto período, os Fan Tokens já se mostraram uma poderosa ferramenta de engajamento. Mas este é apenas o começo.”

Portanto, com a combinação de arte, inovação e engajamento digital, o Grupo Chiliz reforça seu compromisso em transformar a experiência do torcedor. A exposição do mural e o resgate do colecionável digital estarão disponíveis até junho de 2025.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
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