O metaverso está revolucionando não somente a forma como aprendemos, mas também como ensinamos os mais jovens. Ela pode estar presente em qualquer fase da educação, desde o ensino básico até o ensino superior. As aplicações desta tecnologia parecem não ter fronteiras de tanto que são as possibilidades para aprendizagem, interação e colaboração.
Mas, afinal, o que é o metaverso?
O metaverso é como definimos o ambiente virtual tridimensional. Nele as pessoas podem se encontrar, interagir e também trabalhar. Assim, no metaverso, as pessoas usam seus avatares digitais, que nada mais são do que uma projeção da sua pessoa no mundo virtual. O metaverso é uma extensão da realidade virtual, mas com uma interatividade e alcance muito maior.
Dessa forma, nesse ambiente virtual, os usuários podem:
- Explorar espaços criados por outros usuários
- Fazer compras
- Participar de eventos
- Assistir a shows
- Trabalhar em colaboração com outras pessoas, mesmo separados por quilômetros de distância
Grandes empresas já possuem ou estão desenvolvendo suas próprias versões virtuais dentro do metaverso.
Por isso, quando falamos em metaverso podemos imaginar que ele possa ser usado em diversas áreas. As principais aplicações do desse ambiente virtual hoje em dia são:
- Entretenimento e Socialização. Criação de avatares que possam interagir em ambientes virtuais compartilhados.
- Educação. Criação de ambientes educacionais imersivos, tanto nas escolas quanto nas universidades.
- Trabalho Remoto e Colaboração. O metaverso sendo usado para realizar reuniões virtuais e colaborações em projetos.
- Comércio Virtual. Compra e venda de terrenos, imóveis virtuais e obras de arte digitais (NFTs) usando criptomoedas.
- Saúde e Terapia. O metaverso sendo usado para terapias de realidade virtual ou simulações médicas e, principalmente, treinamento de profissionais de saúde.
Benefícios para a educação
Com tantas aplicações no dia a dia, é na área educacional que o metaverso pode fazer a diferença. Ou seja, ele pode ser utilizado para criar ambientes imersivos que:
- simulam experiências do mundo real
- realizar experimentos científicos em laboratórios virtuais
- participar de simulações complexas que preparam os alunos para desafios futuros
Portanto, esse ambiente virtual pode otimizar e agilizar muitos dos processos educacionais atuais, enriquecendo a experiência de aprendizagem. E todos os benefícios aplicados aos alunos servem também para os professores. Pois estes podem utilizar os ambientes virtuais para criar aulas interativas e dinâmicas.
Em resumo, o metaverso não só pode incentivar a colaboração entre estudantes através de projetos em grupo, mas também personalizar o aprendizado de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.