A LocalMonero, corretora de criptomoedas, anunciou o fim de suas operações após sete anos de atividade. A decisão foi motivada por fatores internos e externos, conforme comunicado divulgado na última segunda-feira (06).
Investidores devem fazer o resgate das suas criptomoedas
A corretora, que tinha como foco a negociação de Monero (XMR), não detalhou as razões para o encerramento. No entanto, é importante notar que, recentemente, diversas corretoras removeram criptomoedas voltadas para a privacidade de suas plataformas devido à pressão regulatória.
Nos Estados Unidos, desenvolvedores de uma carteira que aumentava a privacidade dos investidores de Bitcoin foram presos sob acusações de lavagem de dinheiro. Isso levou vários projetos a abandonarem o mercado americano.
A LocalMonero estabeleceu um cronograma para o desligamento de suas operações.A LocalMonero desativará novas negociações a partir da próxima terça-feira (14) e já suspendeu novos cadastros.
Segundo o comunicado, a LocalMonero desativará o site no dia 7 de novembro, que é o prazo final para os usuários sacarem suas criptomoedas.
Dados da corretora mostram que muitos brasileiros utilizam o serviço, negociando Monero (XMR) diretamente por Real (BRL). Portanto, é possível que brasileiros tenham saldos parados na corretora.
A equipe da LocalMonero estabeleceu que o prazo para resolver as disputas em aberto é o mesmo. A corretora também afirmou que dará suporte a seus usuários nos próximos meses.
A pressão sobre projetos ligados à privacidade tem aumentado. No mês passado, após a prisão dos desenvolvedores de uma carteira de Bitcoin focada em privacidade nos EUA, outras carteiras abandonaram o mercado americano por medo de processos semelhantes.
Edward Snowden, ex-NSA, comentou sobre essa pressão contra projetos voltados às criptomoedas e à privacidade. Ele defendeu os desenvolvedores e alertou o Bitcoin, afirmando que o protocolo deveria disponibilizar esses recursos oferecidos por terceiros.
Por fim, a Monero (XMR) opera em queda de 4% nesta quarta-feira (8), acompanhando a tendência do Bitcoin, em baixa de 2,5%. De qualquer forma, a XMR permanece entre as 50 maiores do mercado.