Cripto Magazine

CPO da Coinbase comenta sobre o Genius Act

Nesta terça-feira (03), Faryar Shirzad, CPO da Coinbase, comentou a respeito de discussões que circulam sobre o Genius Act. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado de criptomoedas.

Coinbase

Chief Police Officer na Coinbase, Faryar Shirzad citou o Genius Act em recente postagem na rede X. De acordo com ele, circulam rumores de que as stablecoins do Genius Act representariam um risco ao sistema:

“A alegação é que elas são estruturadas como fundos do mercado monetário, que ‘quebraram a paridade’ em 2008 e sofreram uma alta repentina devido à Covid em 2020, e que devemos esperar que o mesmo aconteça em futuros períodos de crise. Mas é justamente o contrário: as stablecoins serão o futuro porto seguro.”

Ainda de acordo com Shirzad, esse pensamento confunde dois produtos diferentes:

“…os fundos do mercado monetário prime (lastreados por títulos comerciais de alto risco, como os do Lehman Brothers), que sofreram corridas bancárias durante as crises, e os fundos do mercado monetário governamentais (lastreados 1:1 por títulos do Tesouro dos EUA), que tiveram a experiência oposta — eram ativos seguros. As stablecoins GENIUS seguem o modelo governamental.”

Posteriormente, o CPO da Coinbase afirma que pesquisas do Federal Reserve apontam as causas de cenários de 2008 e 2020. O envio de fluxos maciços para fundos monetários governamentais por parte de investidores que buscavam segurança seria um dos fatores.

Mais

Posteriormente, Faryar Shirzad complementou:

“Embora ambos sejam lastreados por ativos seguros, as stablecoins e os fundos do mercado monetário governamentais são estruturados para usos substancialmente diferentes — as stablecoins operam em infraestruturas digitais, permitindo seu uso como instrumento de pagamento — razão pela qual o Congresso as regulamentou separadamente. As stablecoins do GENIUS podem ser transferidas ponto a ponto, programadas em contratos inteligentes e liquidadas instantaneamente entre quaisquer duas contrapartes. Os fundos do mercado monetário são imobilizados e mantidos sob custódia em uma corretora, sendo projetados para servir principalmente como veículo de investimento.”

Portanto, para ele, as stablecoins do GENIUS Act lastreadas em 1:1 pelo governo do país serviriam como um porto seguro, tal qual fundos do mercado monetário governamentais. Paralelamente, apresentariam velocidade, acessibilidade e programabilidade relacionadas às finanças modernas.

“As stablecoins não são um risco sistêmico. Elas são infraestrutura sistêmica.”, completou Shirzad.

Clarity Act

Finalmente, Patrick Witt comentou sobre a reunião de ontem que a Casa Branca promoveu com membros do setor cripto e do setor bancário. Confira mais informações clicando aqui.

Sair da versão mobile