domingo, setembro 8, 2024
spot_img
HomeAltcoinCrimes com criptomoedas baseados em IA podem aumentar

Crimes com criptomoedas baseados em IA podem aumentar

A Elliptic, uma empresa líder em inteligência blockchain, lançou um relatório alarmante intitulado “Crime habilitado por IA no ecossistema de criptoativos”. O estudo revela novas ameaças emergentes que a inteligência artificial (IA) representa no universo das criptomoedas.

Criptomoedas vulneráveis à IA

O documento, baseado em estudos de caso, identifica cinco tipos de crimes facilitados pela IA. Assim, esses crimes podem ir desde fraudes deepfake até ataques cibernéticos patrocinados por estados. 

Mas, ainda que essas ameaças estejam em fase inicial, a Elliptic alerta para o fato de que agentes mal-intencionados já estão explorando a IA para atividades ilícitas. Ou seja, parece ser só o início das atividades ilegais envolvendo o ambiente das criptomoedas.

Então, um dos destaques do relatório é o uso da IA para criar deepfakes. Eles são vídeos e imagens altamente realistas que golpistas usam para se passar por figuras importantes, como celebridades, políticos e líderes da indústria. Ou seja, o objetivo é legitimar projetos fraudulentos.

Esses golpes têm utilizado vídeos falsos de CEOs e celebridades do mundo cripto para encorajar as vítimas a enviar fundos para endereços de criptomoedas fraudulentos. 

Ripple (XRP) e seu CEO, Brad Garlinghouse, foram alvos dessas deepfakes. Os episódios aumentaram principalmente após a vitória legal da empresa contra a SEC dos EUA em julho de 2023.

Anne Neuberger, Conselheira Adjunta de Segurança Nacional para Tecnologias Cibernéticas e Emergentes dos EUA, também expressou preocupações sobre o uso indevido da IA. Ela destacou que golpistas estão usando IA não apenas para fraudes cotidianas, mas também para atividades criminosas mais sofisticadas.

Por isso, o entusiasmo em torno da IA também resultou na criação de tokens temáticos como GPT. Agentes maliciosos frequentemente promovem tokens como este com promessas de retornos elevados. 

Relatório recomenda cuidado em fóruns

Por isso, a Elliptic alerta que, embora alguns desses tokens possam ser legítimos, muitos estão sendo promovidos em fóruns comerciais amadores. Muitas vezes os criminosos usam falsas alegações de associações oficiais com empresas de IA como o ChatGPT.

O relatório revela ainda discussões em fóruns da dark web sobre o uso de modelos de IA para engenharia reversa de frases iniciais de carteiras e para burlar a autenticação de vários serviços.

Em resumo, a Elliptic enfatiza que a maioria das ameaças envolvendo IA no setor de criptomoedas ainda está em seus estágios iniciais. Nesse sentido, a empresa destaca a importância de vigilância e de medidas proativas para combater essas formas de crime em desenvolvimento.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img