segunda-feira, setembro 16, 2024
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CVM aprova o primeiro ETF spot de Solana do mundo

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o primeiro ETF spot de Solana do Brasil e do mundo. Este novo produto de investimento, oferecido pela QR e distribuído pela Vortx, será negociado na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Esse movimento representa um avanço no mercado cripto brasileiro, colocando-o na vanguarda das finanças digitais globais.

CVM aprova o 1º de Solana no mundo

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deu um passo importante ao aprovar o primeiro ETF spot de Solana do Brasil e do mundo. O novo produto de investimento, oferecido pela QR e distribuído pela Vortx, será negociado na B3 (Bolsa de Valores do Brasil).

Atualmente, existem apenas ETPs de Solana em negociação mundialmente. Entre os exemplos, temos: 

  • o 21Shares Solana ETP (ASOL) 
  • o CoinShares Physical Solana 
  • o ETC Group Physical Solana 

O primeiro listado na Suiça e os dois últimos estão listados na bolsa alemã Deutsche Börse Xetra. 

O ETF de Solana, aprovado pela CVM, usará o CME CF Solana Dollar Reference Rate F como preço de referência. Essa taxa foi projetada para oferecer uma medida confiável e transparente do valor do Solana (SOL) em dólares americanos (USD).

Dessa forma, o índice, criado pela parceria entre o Chicago Mercantile Exchange (CME) e a Crypto Facilities (CF), fornece uma cotação precisa e padronizada do preço do Solana. 

Dessa forma, a taxa de referência, baseada em dados de várias exchanges confiáveis que negociam Solana, assegura um preço médio ponderado. Além disso, elimina transações atípicas e anomalias de mercado, assegurando maior precisão.

Mas, segundo informações, o fundo já está em fase pré-operacional. Durante essa fase, o ETF começa a captar recursos dos investidores e formaliza contratos com administradores, gestores e custodiantes. 

Além disso, adquire os ativos necessários para compor a carteira do fundo. Embora ainda não haja uma data específica para o lançamento, a expectativa é que ocorra em até 90 dias.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
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