A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abordará novas diretrizes sobre a tokenização, especialmente os Tokens RWA, em um evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Núclea. A apresentação será realizada por Alexandre Pinheiro dos Santos, encerrando o painel “Agenda regulatória para acelerar a inovação e o desenvolvimento do mercado”, que contará com a participação de Luis Vicente de Chiara e Joyce Saika.
Evento terá transmissão online na sede da CVM
João Pedro Nascimento, presidente da CVM, também discutirá a regulação dos ativos digitais no painel de abertura, intitulado “Regulação de Ativos Digitais: Como estabelecer padrões para o futuro?”. O evento, chamado Tokenize 2024, ocorrerá no dia 10 de outubro, na sede da CVM, no Rio de Janeiro, e terá transmissão online.
Os painéis abordarão diversos temas, como:
- Regulação de ativos digitais.
- Blockchain no mercado de capitais.
- Potencial do Drex.
- Aplicações práticas.
- Agenda regulatória.
Assim, dentre os destaques do evento, Pedro Gurrola, Head de Pesquisa da Federação Mundial de Bolsas de Valores, será o keynote speaker. Ele compartilhará sua visão sobre o panorama global, às 11h30.
“A blockchain é uma realidade e ganha um enorme espaço na economia global. É motivo de orgulho para o Brasil, que, além de estar na vanguarda na adoção de nova tecnologia, busca discutir aspectos regulatórios com players do ecossistema financeiro.” – afirmou André Daré. Assim, o Tokenize 2024 será uma plataforma importante para discutir temas relevantes ao mercado.
Agenda do Evento
A programação do Tokenize 2024 conta com diversos painéis, cada um abordando aspectos diferentes da tokenização e da regulação de ativos digitais. Então, o evento se iniciará às 9h, sob a coordenação de João Pedro Nascimento, que liderará o painel inaugural.
Logo após, às 10h15, será a vez do painel “Blockchain no Mercado de Capitais: Propostas de Valor que Justificam Decisões Estratégicas”, moderado por Rodrigo Furiato. Este painel terá a participação de nomes relevantes, como André Daré e representantes do Banco Central do Brasil e do Itaú.
Às 12h, a discussão se voltará para a “Transição das Bolsas para D+1 e o Potencial do DREX na Liquidação de Valores Mobiliários”, com mediação de Patricia Stille e diversos experts do setor.
Às 14h30, o painel “Mitos e Realidade sobre o uso de Blockchain em Infraestruturas de Mercado Reguladas” trará à tona questões cruciais, mediado por Felippe Barretto.
Por fim, às 15h30, ocorrerá o painel “Aplicações Práticas de Blockchain no Mercado Regulamentado e Desafios de Implementação”. O painel de encerramento será às 16h30, onde o tema será a agenda regulatória.
Portanto, o Tokenize 2024 promete ser um marco na discussão sobre a regulamentação e a adoção de tecnologias de blockchain e ativos digitais no Brasil.