terça-feira, dezembro 16, 2025
spot_img
HomeNegóciosDecentral leva contratos multimilionários de transmissão de futebol para a Blockchain da...

Decentral leva contratos multimilionários de transmissão de futebol para a Blockchain da Chiliz como RWAs

O Grupo Chiliz anunciou na última segunda-feira (15) que teve sua infraestrutura escolhida para sediar o protocolo Decentral, dedicado a levantar liquidez em stablecoins e direcioná-la para operações de antecipação de recebíveis estruturadas de clubes de futebol e organizações esportivas.

Decentral

De acordo com o Grupo Chiliz, a novidade propõe uma alternativa tecnológica baseada em blockchain para as equipes com necessidade de liquidez imediata, a partir de receitas futuras, especialmente contratos de mídia e direitos de transmissão. As soluções atuais
envolvem bancos ou fundos especializados, que segundo o Grupo envolvem custos elevados e burocracia significativa.

Ainda de acordo com o comunicado, com o lançamento do Decentral, clubes e entidades esportivas conseguem acessar capital de forma mais ágil e transparente ao conectar seus fluxos de capital futuros a uma infraestrutura de crédito on-chain. Esses fluxos funcionariam como RWAs dentro do protocolo, permitindo que investidores aportem liquidez em pools descentralizadas que financiam essas operações.

Conforme o Chiliz, para os clubes, essa tecnologia possibilita acessar liquidez de forma mais eficiente, transparente e com maior rastreabilidade dos processos, além de ter o potencial de atrair novos parceiros globais que operam no ecossistema cripto. Da mesma forma, a marca aponta que o mercado DeFi recebe um caso real de RWA vinculado a um ativo de grande relevância econômica.

Para o Grupo Chiliz, o modelo de SportFi – Finanças descentralizadas (DeFi) aplicadas à economia do esporte – está entrando em uma fase de utilidade prática e a infraestrutura da empresa será importante no desenvolvimento do setor esportivo.

Mais

“Estamos vendo a construção de soluções cada vez mais sofisticadas em nossa infraestrutura. Esse é exatamente o tipo de inovação que imaginamos ao abrir
nossa tecnologia para builders do mundo todo. A tokenização de elementos centrais da economia do esporte é a evolução natural do SportFi”, afirmou Alex Dreyfus, CEO e Founder do Grupo Chiliz

Paralelamente, o Grupo Chiliz informou que o pool inicial previsto no app do Decentral é de US$1 milhão em USDC, com lock-up padrão de 90 dias e APY de 12%.

Finalmente, Luiz Octávio, CEO e Founder do Decentral comentou:

“Embarcar nosso protocolo na Chiliz não só fortalece nosso compromisso em construir um produto multichain, mas também nos conecta ao maior ecossistema on-chain de inovação para esporte e fandom. Essa integração amplia nossa capacidade de estruturar operações com capital altamente qualificado, alinhado às necessidades do setor esportivo, e adiciona uma camada de intencionalidade ao direcionar esse capital exatamente para iniciativas que geram valor direto para clubes, atletas, criadores e suas comunidades”

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisement -spot_img

últimas notícias