sábado, maio 25, 2024
spot_img
HomeAltcoinDescubra o que são altcoins

Descubra o que são altcoins

Confira os nomes de algumas altcoins.

Imagem de Sketchepedia no Freepik (https://br.freepik.com/fotos-gratis/um-balde-de-moedas-esta-cheio-de-moedas-de-ouro_40431768.htm#page=9&query=criptomoedas&position=31&from_view=search&track=sph”>Imagem de Sketchepedia</a> no Freepik)

O mercado de criptomoedas é um tema que está em alta no Brasil e no mundo. Por se tratar de uma área com pouco tempo de vida e que está em desenvolvimento constante, muitos termos ainda são desconhecidos por boa parte da população. Neste texto, vamos explicar um termo simples, mas importante de se conhecer – “Altcoins”.

Antes de começar a falar de “Altcoins”, é importante falar sobre um marco para o mercado de criptomoedas, o Bitcoin. O conceito de Bitcoin foi divulgado no ano de 2008 com o artigo de Satoshi Nakamoto. Até hoje, ainda não foi revelado se este é mesmo o nome do criador do Bitcoin ou um pseudónimo. O que se sabe é que sua ideia foi disruptiva para o mercado.

O primeiro bloco de Bitcoin foi minerado em 2009. Em sua breve história, o criptoativo se valorizou e desvalorizou inúmeras vezes, virou pauta para muitas matérias jornalísticas e sua moeda BTC se tornou uma referência para a economia digital, inclusive para a criação de outras criptomoedas.

São essas outras moedas virtuais, que não o Bitcoin, as quais damos o nome de Altcoins (“alt” – alternativas + “coin” – moedas). O número de altcoins existentes é tão grande que pode ser difícil de acompanhar. Entre elas, estão algumas bem famosas, como o Ether, da rede Ethereum, e o SOL, da rede Solana.

Essas outras criptomoedas permitem aos seus portadores, muitas vezes, encontrar funções distintas daquelas proporcionadas pelo BTC. 

Dentre as inúmeras altcoins, também existem aquelas que se destacaram pelos conceitos através dos quais foram idealizadas, como a “Dogecoin”. Baseada no meme do cachorro que se popularizou pela internet, essa criptomoeda traz consigo uma proposta divertida e utilizável pelo mercado. Por isso mesmo, conta com uma comunidade de usuários significativa.

Em meio a esse cenário de múltiplas altcoins, também é preciso ressaltar que investidores interessados devem ficar atentos a falsas promessas e projetos perigosos.
Já deu para perceber que o mercado de criptomoedas ainda tem um grande potencial para se desenvolver. Para trazer mais segurança aos seus membros, ele também tem recebido a atenção do governo, que se movimenta com a criação de novas leis e novos decretos.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img