quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoElon Musk e o debate sobre a abolição do Banco Central dos...

Elon Musk e o debate sobre a abolição do Banco Central dos EUA

Recentemente, Elon Musk manifestou apoio a uma proposta para acabar com o Banco Central dos Estados Unidos, o Fed. O bilionário republicou a postagem do senador de Utah, Mike Lee, que defende uma supervisão executiva mais rigorosa sobre a política monetária, além da abolição do próprio Banco Central. Essa questão, que gera polêmica, tem ganhado destaque nas redes sociais.

Elon Musk apoia senador americano

Mike Lee argumentou que a recente declaração do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre não renunciar ao cargo, mesmo a pedido do presidente eleito Donald Trump, demonstra uma falta de controle no sistema financeiro. Em sua conta no X, Lee disse: 

“O Poder Executivo deve estar sob a direção do presidente. É assim que a Constituição foi projetada. O Banco Central dos EUA é um dos muitos exemplos de como nos desviamos da Constituição, nesse aspecto. Mais uma razão pela qual deveríamos acabar com o Fed.”

O pedido de Lee para abolir o Sistema Bancário da Reserva Federal reflete a visão de muitos defensores do dinheiro sólido e maximalistas do Bitcoin. Esses grupos argumentam que moedas fiduciárias, geridas por instituições centralizadas, são suscetíveis à inflação monetária e à desvalorização cambial.

Com a dívida nacional dos EUA superando US$ 35 trilhões, cresce o debate sobre o Bitcoin como alternativa viável. Congressistas e instituições financeiras veem o BTC como proteção contra a inflação causada pela emissão excessiva de dinheiro pelo Fed.

Bitcoin como proteção contra a inflação

Jimmy Patronis, diretor financeiro da Flórida e responsável pela supervisão dos fundos de pensão do estado, é um dos defensores dessa ideia. Patronis está pressionando para que os fundos de pensão do estado invistam em Bitcoin, considerando-o um instrumento capaz de proteger o poder de compra diante da rápida depreciação do dólar.

Em julho de 2024, a senadora de Wyoming, Cynthia Lummis, propôs um projeto para criar uma reserva estratégica de Bitcoin. Mas ela justificou a medida citando a alta inflação e a consequente perda de poder de compra do dólar.

Assim, durante a conferência Bitcoin 2024, o presidente eleito Donald Trump surpreendeu ao sugerir que os EUA criem uma reserva estratégica de Bitcoin. Ou seja, ele propôs usar o BTC para ajudar no pagamento da dívida nacional, ideia que gerou grande impacto entre os participantes.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img