Na última quinta-feira (29), o presidente da SEC, Paul Atkins, participou da reunião da agência com a CFTC. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado de criptomoedas.
Reunião
Assim como anunciaram com antecedência, a Securities and Exchange Commission (SEC) e a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) realizaram ontem uma reunião para tratar sobre a harmonização de seus esforços a favor da agenda cripto dos EUA. O evento, que ocorreu na sede da CFTC, em Washington D.C., estava inicialmente previsto para ocorrer no início da semana, mas foi adiado em decorrência da nevasca que assola o país.
Paul Atkins
O presidente da SEC, Paul Atkins, e o presidente da CFTC, Michael Selig, estiveram presentes na reunião. Em seu comentário de abertura, Paul Atkins afirmou:
“Como muitos de vocês sabem, os mercados atuais não se dividem claramente por linhas regulatórias. Negociação, compensação, custódia e gestão de riscos agora abrangem diversas classes de ativos, tecnologias e plataformas. Portanto, a regulamentação fragmentada em um mercado integrado não é tanto uma proteção para os investidores, mas sim uma fonte de confusão entre eles.
No entanto, por décadas, obrigamos os participantes do mercado a operar dentro de um labirinto de estruturas regulatórias sobrepostas e frequentemente inconsistentes, que refletem fronteiras históricas mais do que as realidades modernas. Esse modelo não é mais sustentável. Se os Estados Unidos quiserem continuar sendo o mercado de capitais mais confiável e dinâmico do mundo, precisamos adotar uma abordagem mais coordenada. Em resumo, a disputa territorial do passado deve dar lugar a uma nova era de cooperação.”
Posteriormente, Atkins destacou a importância do trabalho conjunto da SEC com a CFTC nesse contexto:
“Ao seguirmos por este novo rumo, gostaria de concluir agradecendo mais uma vez ao Presidente Selig, tanto por sua liderança quanto por sua disposição em priorizar a coordenação em vez da competição, o progresso em vez da disputa territorial. Trabalhando juntos, estou otimista quanto a tudo o que nossas equipes podem realizar e como nossa colaboração pode promover o dinamismo de longo prazo dos mercados americanos. Afinal, o futuro das finanças será construído em algum lugar. Por meio do Projeto Crypto, podemos ajudar a garantir que ele seja construído aqui, sob regras que protejam os investidores, apoiem a inovação e consolidem a liderança dos Estados Unidos no sistema financeiro global.”
Comitê de Agricultura
Finalmente, o Comitê de Agricultura, Nutrição e Florestas do Senado dos Estados Unidos aprovou sua parte do Clarity Act em votação na última quinta-feira. Presidente do Comitê, John Boozman comentou sobre o assunto.




