O governo dos Estados Unidos detém mais de 183.000 Bitcoin, avaliados em cerca de US$ 12 bilhões. Esse montante torna o país o maior proprietário geopolítico dessa criptomoeda.
Bitcoin como Reserva Estratégica dos EUA
De acordo com a Arkham Intelligence, os EUA possuem:
- 50.000 Ether
- 121 milhões em Tether
- 40.000 tokens Binance
- Mais de 10 milhões da stablecoin USD Coin da Circle
A transação mais recente das carteiras controladas pelo governo americano ocorreu em 29 de julho, movimentando quase 28.000 Bitcoins. A identidade da carteira receptora ainda é desconhecida.
Esse tema gera tanta repercussão nos EUA que a senadora Cynthia Lummis anunciou durante a Conferência Bitcoin 2024, no último final de semana (27 e 28), uma nova legislação sobre a criptomoeda.
A ideia, segundo ela, é tornar o Bitcoin um ativo de reserva estratégica dos EUA. Ou seja, a senadora propôs que o governo compre 5% do fornecimento total de Bitcoin. Ela quer manter a criptomoeda como um ativo do Tesouro, como fez o estado da Louisiana.
Mas, durante a mesma conferência, o candidato Donald Trump também fez proposta de criar uma reserva estratégica de Bitcoin. Em mais de uma ocasião, o ex-presidente já expressou seu desejo de que a indústria dos criptoativos prospere nos EUA sem sofrer com regulamentações excessivas.
Outro defensor dos criptoativos é o candidato independente Robert F. Kennedy Jr. Com uma promessa mais ousada, ele disse que quer:
- Transferir as participações de Bitcoin do governo para o Tesouro
- Comprar 500 Bitcoins por dia
- Chegar ao patamar dos EUA possuírem 4 milhões de Bitcoins
Desafios e Ceticismo
Mas, apesar do entusiasmo de alguns políticos, analistas mais atentos sabem que uma reserva de Bitcoin não é algo que possa se fazer tão rapidamente assim.
Ari Paul, diretor de informações da BlockTower Capital, estima que as chances de o Bitcoin se tornar um ativo de reserva estratégica até 2028 são de 10:1. Em resumo, isso parece ser mais conversa de campanha do que algo que eles saibam realmente do que estão falando.
De qualquer forma, o debate sobre o papel do Bitcoin na economia dos EUA continua. A única coisa certa é que o governo americano detém uma quantia significativa de Bitcoin. Portanto, o futuro da criptomoeda nos EUA promete ser um tópico de discussão por muito tempo.