sábado, novembro 23, 2024
spot_img
HomeBitcoinExchange suspende pagamentos de criptomoedas na Argentina

Exchange suspende pagamentos de criptomoedas na Argentina

A plataforma de transação de criptomoedas, Rainbow Exchange, também conhecida como Knight Consortium, decidiu suspender por 14 dias úteis os pagamentos e retiradas de dinheiro. A medida começou a valer na última segunda-feira (07) e atingiu milhares de investidores na Argentina. A suspensão ocorre no contexto de uma investigação sobre supostas fraudes relacionadas à empresa.

Suspeitas de pirâmide financeira em criptomoedas

A empresa se pronunciou sobre o assunto em um comunicado, afirmando: 

“Devido a informes enganosos em veículos locais, os reguladores argentinos decidiram intervir na investigação da Rainbow Exchange”. A Rainbow Exchange acrescentou ainda que, “para garantir a segurança dos fundos e cooperar plenamente com a investigação, vamos suspender temporariamente os serviços de retirada para os usuários na Argentina e suas contas associadas”.

Assim, as  suspeitas de que a plataforma poderia ser parte de um esquema de pirâmide começaram a surgir no início de outubro. Redes sociais, especialmente o Twitter, foram palco de denúncias e alertas de usuários desconfiados. 

Pois a Rainbow Exchange prometia lucros de 2% diariamente, atraindo uma quantidade significativa de investidores.

Em uma revelação chocante, dois “executivos” que participaram de uma conferência em Buenos Aires foram descobertos como atores poloneses contratados para a ocasião. Então, isso gerou mais desconfiança entre os investidores, aumentando a pressão sobre a plataforma.

Na cidade de San Pedro, cerca de 15.000 a 20.000 dos 70.000 habitantes investiram na Rainbow Exchange, segundo o intendente local. “Não há denúncia de nenhum vizinho, mas em virtude das notícias que surgiram na imprensa de uma suposta fraude por esquema de pirâmide, começamos uma investigação”, comentaram fontes judiciais ao jornal La Nación.

Reações e consequências legais

Maximiliano Firtman, um programador que foi um dos primeiros a alertar sobre a situação, expôs sua preocupação no Twitter: “Fazem todos acreditarem que estão comprando ou vendendo uma cripto e obtendo lucro de 1%-2% diários”. 

Ou seja, para ele, a situação é um jogo de ilusão que convenceu os investidores de que estão se tornando “lobos de Wall Street”.

Mas, em resposta à crise, a Rainbow Exchange também confirmou que tem um plano caso não consiga continuar suas operações no país por decisão judicial. Ela irá implementar “um plano de retirada organizada para garantir que todos os usuários locais possam sair com sucesso do mercado local”. 

Essa declaração acalma, pelo menos em parte, os ânimos entre os investidores que temem perdas irreparáveis.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img