sábado, setembro 7, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoExecutivo da Robinhood pode substituir Gary Gensler na presidência da SEC

Executivo da Robinhood pode substituir Gary Gensler na presidência da SEC

Apesar das eleições presidenciais dos Estados Unidos serem somente em novembro, já está havendo especulações sobre as futuras distribuições de cargos. O boato mais recente é que Dan Gallagher, diretor jurídico da corretora Robinhood, pode assumir o lugar de Gary Gensler como presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC)

Sai Gensler, entra executivo da Robinhood na SEC

No entanto, essa substituição de comando somente ocorrerá com a vitória de Donald Trump vencer as próximas eleições presidenciais. Fontes anônimas afirmam que, caso Trump seja eleito, ele indicará Gallagher para o cargo.

A Robinhood não é uma exchange tradicional de compra e venda de criptomoedas, ela é uma corretora normal, mas que e é conhecida por sua posição a favor dos criptoativos. Tanto que, na corretora, é permitido negociações de Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e outros ativos digitais. Recentemente, sua popularidade aumentou depois que passou a negociar também “ações meme”, como a GameStop.

A possível indicação de Gallagher para a presidência da SEC reflete o apoio crescente de Trump à indústria das criptomoedas. O ex-presidente já declarou sua intenção de criar um ambiente regulatório favorável ao setor nos EUA. 

Por causa de uma legislação rigorosa em torno das criptomoedas, diversas empresas começaram a deixar os Estados Unidos. Trump já expressou seu desejo de fazer justamente o contrário, de tornar o mercado americano líder nesse mercado.

No início deste ano, a jornalista da FOX, Eleanor Terrett, destacou as possíveis implicações para o mandato de Gensler se Trump assumir a presidência. O mandato de Gensler na SEC termina em junho de 2026, mas a eleição de Trump pode abreviar esse período. 

Segundo Terrett, Gensler pode renunciar ao cargo para evitar conflitos com o novo presidente, caso Trump seja reeleito. Se Joe Biden permanecer no poder, Gensler teria mais tranquilidade para concluir seu mandato.

Essa dinâmica evidencia a natureza política das nomeações para a SEC, refletindo frequentemente a posição da administração em relação à regulamentação financeira. Apesar de ter um mandato fixo, o presidente da SEC está sujeito a pressões das mudanças presidenciais.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img