quarta-feira, dezembro 11, 2024
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Fan Tokens completam 5 anos: veja como a Blockchain transformou o engajamento dos fãs

Novembro foi o quinto aniversário dos Fan Tokens, ativos digitais utilitários desenvolvidos para oferecer aos fãs de esportes uma nova forma de se conectar e interagir com seus times preferidos. Além disso, eles são uma poderosa ferramenta para marcas esportivas engajarem, recompensarem e monetizarem suas bases globais de torcedores.

No Brasil, as comemorações deste marco histórico contarão com um evento especial em frente ao Maracanã. No próximo domingo (08), será inaugurado um mural comemorativo que simboliza a conexão entre os fãs e seus clubes proporcionada pelos Fan Tokens e conta a história de como esse ativo vem conectando o mundo cripto e digital ao universo físico dos amantes dos esportes. 

Assim, o momento será marcado pela presença do ex-jogador do Flamengo e atual Secretário de Futebol e dos direitos dos torcedores do Ministério dos Esportes, Athirson, que irá cortar a corda oficializando a inauguração oficial do mural, localizado no portão 7 do lendário estádio. Além disso, haverá uma série de prêmios e brindes entregues no local, reforçando o espírito de celebração e engajamento com os torcedores.

Início dos fan tokens

A Juventus, clube de futebol mais bem-sucedido da Itália, foi a primeira a adotar essa inovação revolucionária, aproveitando a natureza descentralizada e transparente da blockchain para proporcionar oportunidades únicas aos seus torcedores — como participar de decisões do clube por meio de enquetes ou acessar experiências exclusivas e inesquecíveis.

Quase 1.150 fãs da Juventus, de 119 países, participaram da Oferta de Fan Tokens ($JUV) na plataforma Socios.com. Imediatamente após a compra, esses detentores puderam votar em uma enquete inovadora para escolher a música que seria tocada para celebrar os gols da Juventus no Allianz Stadium. A música “Song 2”, da banda britânica Blur, foi escolhida como vencedora. Essa foi a primeira das 603 pesquisas lançadas pela Juventus até hoje, transformando completamente o papel dos fãs no futebol.

Naquela época, a blockchain era praticamente inexistente no esporte. Poucas pessoas na indústria entendiam seu potencial, e ainda menos conheciam o conceito de Fan Token — um produto criado e patenteado pelo Grupo Chiliz. No entanto, o enorme sucesso do $JUV rapidamente se espalhou pela indústria, e organizações esportivas de todo o mundo começaram a reconhecer seu potencial.

Uma solução para desafios dos grandes clubes

Os Fan Tokens apresentaram uma solução abrangente para alguns dos maiores desafios enfrentados pelos principais clubes esportivos: atrair fãs jovens e nativos digitais, que buscavam experiências mais inovadoras e interativas, além de engajar e monetizar milhões de torcedores fora de seus territórios. Além disso, os Fan Tokens permitiram que os clubes estabelecessem relacionamentos diretos com seus fãs, acessando dados valiosos para oferecer experiências personalizadas a comunidades diversas.

No final de 2020, mais de 50 organizações esportivas haviam lançado seus próprios Fan Tokens. Entre elas estavam gigantes globais do futebol, como Paris Saint-Germain, Barcelona, Manchester City, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Vasco da Gama, bem como o UFC (Ultimate Fighting Championship) e o PFL (Professional Fighters League), entre organizações do tênis, Fórmula 1 e eSports. A plataforma Socios.com já havia ultrapassado um milhão de usuários.

Hoje, 75 marcas em cinco verticais esportivas e 23 países utilizam Fan Tokens para engajar, interagir e recompensar suas comunidades de fãs. A Socios.com agora conta com quase 2,5 milhões de usuários, e o número de detentores de Fan Tokens cresce a uma taxa impressionante de 215% ao ano. A capitalização de mercado média de todos os Fan Tokens em 2024 é de mais de R$1,5 bilhão, com volumes diários de negociação superando os R$950 milhões.

Os Fan Tokens permitiram que fãs participassem de mais de 17.000 enquetes, decidindo sobre:

  • uniformes
  • designs de produtos
  • números de jogadores
  • nomes de instalações do clube (arquibancadas, campos de treinamento, etc.)

Assim, durante esse período, os detentores de Fan Tokens resgataram mais de 33.000 recompensas, incluindo:

  • camisas autografadas
  • ingressos VIP
  • encontros com jogadores, técnicos e lendas
  • experiências exclusivas, como ser o narrador oficial do time em um jogo
  • posar com a equipe para a foto oficial da temporada

Um ecossistema esportivo totalmente web3

Em 2023, a Chiliz deu outro grande passo em sua missão de liderar a transição da indústria esportiva para a Web3 com o lançamento da Chiliz Chain, a primeira blockchain projetada especificamente para o esporte. Essa infraestrutura permite que a comunidade de desenvolvedores crie soluções de ponta baseadas em blockchain para o setor esportivo.

Para celebrar este quinto aniversário, a Socios.com também fez uma transição para um modelo de carteira autocustodiada. Isso trouxe à vida a visão de um ecossistema esportivo totalmente Web3, pois esse novo formato oferece maior autonomia e segurança aos usuários. Além disso, a plataforma tem acesso a um universo de aplicativos descentralizados (dApps), ampliando significativamente a utilidade dos Fan Tokens.

“Estamos extremamente orgulhosos do que alcançamos nesses cinco anos. Sabíamos que poderíamos desenvolver uma ferramenta verdadeiramente transformadora que traria valor para fãs e marcas, e fizemos exatamente isso.” – disse Alexandre Dreyfus, fundador e CEO da Chiliz e da Socios.com.

“Mas o que alcançamos até agora é apenas um vislumbre do que está por vir. À medida que a tecnologia evolui, a adoção aumenta e o ecossistema Chiliz Chain cresce. Somos fortes e seremos capazes de entregar ainda mais valor para nossos usuários e parceiros. Temos apenas cinco anos. Estamos só começando.” – reforça o CEO da Chiliz.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
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