quinta-feira, junho 13, 2024
spot_img
HomeBitcoinFBI alerta sobre ofertas de emprego falso com intenção de roubar criptomoedas

FBI alerta sobre ofertas de emprego falso com intenção de roubar criptomoedas

O Federal Bureau of Investigation (FBI) dos Estados Unidos emitiu um alerta crucial sobre uma tendência preocupante: golpes disfarçados de oportunidades de emprego remoto. A prática, que é comum, que tem como objetivo explorar o de um trabalho bem remunerado e que pode ser feito de casa, ganhou uma novidade. Ou seja, as potenciais vítimas dos golpes teriam criptomoedas e os golpistas estão de olho nesse criptoativo.

Criptomoedas seriam condição para ganhar emprego

Os golpistas, habilmente, entram em contato com os incautos através de chamadas ou mensagens não solicitadas, oferecendo trabalhos aparentemente simples, como avaliar restaurantes ou realizar tarefas de “otimização” em serviços online. No entanto, o FBI adverte que essas ofertas são iscas para uma fraude elaborada.

Assim, um dos sinais de alerta para identificar a fraude é a exigência de pagamentos em criptomoedas para “desbloquear” mais trabalho.Nesse momento, os golpistas instruem as vítimas a enviar dinheiro para um suposto empregador, induzindo-as ao erro. Mas o que está acontecendo, na verdade, é que o seu dinheiro está indo parar diretamente na conta dos golpistas.

Então, é fundamental estar atento a descrições de trabalho que abusam do termo “otimização” e que não solicitam referências durante o processo de recrutamento, pois podem indicar potenciais golpes.

Esse tipo de fraude tem aumentado muito, já que cada vez maior o número de trabalhos oferecidos depois da pandemia. Milhões de pessoas adotaram esse estilo de vida remoto. Dessa forma, de acordo com uma pesquisa da empresa Statista, até o final de 2023, a quantidade de trabalhadores remotos globalmente havia crescido para 28%.

Trabalho remoto oferece inúmeras vantagens legítimas 

Porém, vale lembrar, que o trabalho remoto oferece inúmeras vantagens legítimas, como a liberdade de escolher onde viver. O consultor de criptomoedas Dominic Frei, por exemplo, optou em mudar de país em busca de uma qualidade de vida melhor, mas sem deixar de fazer o que gosta através da internet.

Mas como tudo tem seus prós e contras, é importante ficar atento aos riscos. Principalmente aqueles relacionados às fraudes envolvendo criptomoedas. Segundo relatórios do FBI, as perdas em investimentos ligados a criptomoedas aumentaram O dinheiro perdido em golpes ultrapassa os US$ 3,94 bilhões somente em 2023, representando um aumento alarmante de 53% em relação a 2022.

Assim, para se ter uma ideia, um dos golpes mais comuns é o “golpe do romance”, onde criminosos criam falsas identidades para ganhar a confiança de suas vítimas. Então, depois de persuadi-las, conseguem convencê-las a enviar criptomoedas. Após a transferência, os golpistas simplesmente desaparecem, deixando as vítimas sem recursos.

Em resumo, qualquer cuidado é pouco quando o assunto é repasse de dados pela internet. O sonho de um trabalho remoto pode se transformar em um pesadelo. Então, lembre-se, segurança financeira e pessoal é fundamental e poderá te poupar algum prejuízo com criptomoedas.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img