A Futu Securities International, maior corretora online de Hong Kong, anunciou o lançamento da negociação de criptomoedas. A corretora possui uma carteira de mais de 22 milhões investidores. Portanto, somente com essa novidade a Futu é a primeira corretora online chinesa a oferecer diretamente Bitcoin e Ethereum para investidores de varejo na região.
Aumento do interesse por Bitcoin e Ethereum
A plataforma começou a operar com criptomoedas no dia 23 de julho. Essa estreia veio em um momento crucial, com o crescente interesse dos investidores refletido no aumento dos juros em aberto do Bitcoin, que atingiram um recorde de US$ 39,4 bilhões em 29 de julho. Esse cenário elevou as expectativas de um rompimento iminente de preço.
A estreia dos primeiros ETFs de Ether spot nos Estados Unidos tem sido um marco importante, impulsionando o interesse institucional em criptomoedas. Uma prova disso é a parceria entre a gigante de gestão de ativos Franklin Templeton e a SBI Holdings.
O porta-voz da Franklin Templeton destacou que a joint venture pode lançar um ETF de cripto também no Japão assim que o quadro regulatório permitir.
Desafios e ambições de Hong Kong
Hong Kong está trabalhando para se posicionar como um centro global para inovação em cripto e blockchain. Em julho, o país apresentou seu novo regime de licenciamento de stablecoin. Assim, após uma consulta pública de dois meses, Eddie Yue, CEO da HKMA, enfatizou o apoio ao regime regulatório proposto, afirmando:
“Acreditamos que um ambiente bem regulamentado é propício para o desenvolvimento sustentável e responsável do ecossistema de stablecoin em Hong Kong.”
No entanto, a cidade enfrenta desafios significativos. Recentemente, a exchange de cripto HKX retirou sua aplicação de licenciamento, juntando-se a outras 13 plataformas que também retiraram suas solicitações até 22 de julho. Assim, esse êxodo destaca as dificuldades enfrentadas por Hong Kong em sua busca para se tornar um centro cripto global.
A aquisição da FTX Japan pela BitfFlyer Holdings é outro movimento importante, indicando um potencial lançamento de ETFs de cripto para investidores japoneses. Então, esses desenvolvimentos mostram a dinâmica e os desafios do mercado de criptomoedas, especialmente em regiões com regulamentos em evolução.