Ícone do site Cripto Magazine

Gabriel Galípolo assumirá a presidência do Banco Central em 1º de janeiro de 2025

https://br.freepik.com/fotos-gratis/grupo-multietnico-de-maos-levantadas_2765258.htm#fromView=search&page=3&position=52&uuid=6f868623-6510-4b9e-b306-cf0bb6293e84

Na última terça-feira (08), o plenário do Senado Federal aprovou a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.

Votações

Entre o período da manhã e da tarde da última terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal promoveu a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado de Lula para assumir a presidência do Banco Central. Ao longo do evento, Galípolo respondeu questões relacionadas à inflação, à independência do BC, entre muitos outros tópicos.

O Senado Federal publicou a gravação completa da sabatina em seu canal no Youtube. Ao final do evento, a Comissão aprovou de forma unânime a indicação de Galípolo.

Em seguida, a indicação prosseguiu para votação no plenário do Senado em caráter de urgência. Nessa etapa, a indicação foi novamente aprovada, desta vez com 66 votos a favor e 5 contra.

Com esses resultados, Gabriel Galípolo assumirá a presidência do Banco Central no dia 1º de janeiro de 2025. Ele seguirá no cargo até o final de 2028.

Atual presidente do BC, Roberto Campos Neto segue no comando da instituição até o dia 31 de dezembro de 2024.

O BC é responsável por regular serviços de ativos virtuais e prestadores de serviços de ativos virtuais no país.

Bitcoiners

Em 2 outubro, a vice-presidente da Argentina realizou publicação em sua conta na rede Instagram para tratar sobre conversa que teve com Nayib Bukele, presidente de El Salvador:

“Visita ao Senado da nação do Presidente de El Salvador Nayib Bukele. Pudemos conversar sobre o Bitcoin (somos companheiros Bitcoiners) também sobre as políticas de segurança implementadas neste país que conseguiram controlar as maras (gangues) e é claro que propomos o trabalho conjunto do grupo de amizade que reúne os dois parlamentos. “

Em 1º de outubro, a Binance anunciou a conquista de mais um marco em seu processo de regulação com sua adição no Registro de Provedores de Serviços de Ativos Virtuais da Argentina pela Comissão Nacional de Valores Imobiliários do país. Confira como essa novidade impacta os serviços da exchange na Argentina clicando aqui.

Sair da versão mobile