Na última quinta-feira (14), a SEC dos Estados Unidos publicou texto de Gary Gensler em seu site tratando sobre diferentes assuntos. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. Entre elas, o Banco Central lançou na última semana duas consultas públicas relacionadas ao setor cripto.
SEC
Anteriormente, na última quarta-feira, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, ou SEC, sigla em inglês, publicou texto de seu presidente, Gary Gensler. Na publicação, Gensler abordou diferentes tópicos, relembrando, por exemplo, a relação da instituição com o ramo cripto.
Entre outros pontos, ele ressaltou que a SEC tem continuamente agido para garantir que aqueles que compram ou vendem títulos estejam de acordo com a lei. De acordo com ele, isso representaria 5% a 7% dos esforços da Comissão.
“Nem todo ativo é um título. O ex-presidente Clayton[38] e eu dissemos que o bitcoin não é um título, e a Comissão nunca tratou o bitcoin como um título.
Em vez disso, o nosso foco tem sido em alguns dos cerca de 10.000 outros ativos digitais, muitos dos quais os tribunais decidiram que foram oferecidos ou vendidos como títulos. Colocando isso em contexto, além de bitcoin, éter e stablecoins, o restante desse mercado se aproxima de US$ 600 bilhões. Isso representa menos de 20% de todo o mercado cripto e menos de um quarto de um por cento dos mercados de capitais mundiais”, escreveu Gensler.
Posteriormente, entre outros pontos, Gensler ressalta que os trabalhos da SEC estiveram voltados para garantir a conformidade com as leis do país.
Despedida?
Paralelamente, outro ponto que chamou atenção no discurso de Gensler foi sua frase de encerramento:
“Tenho orgulho de servir com meus colegas da SEC que, dia após dia, trabalham para proteger as famílias americanas nas estradas das finanças.”
Após a vitória de Donald Trump na corrida para a presidência dos Estados Unidos, muitos acreditam que Gary Gensler não seguirá na presidência da SEC no próximo ciclo.
Banco Central
Na última sexta-feira (08), o Banco Central lançou duas novas consultas públicas sobre propostas de regulação para o mercado de ativos virtuais. Interessados podem contribuir até o dia 7 de fevereiro. Confira mais informações clicando aqui.