Na última quarta-feira (24), o Governo de Buenos Aires anunciou uma multa milionária para o projeto Worldcoin. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. Entre elas, a Indústria Cripto continua sendo pauta de destaque nas eleições dos Estados Unidos em 2024.
Multa
Por meio de texto em seu site, o Governo de Buenos Aires informou ao público uma multa definida pelo Ministério de Produção, Ciência e Inovação Tecnológica para a Worldcoin. O valor é de $194 milhões de pesos. A medida, segundo o governo, foi tomada para garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores.
“As autoridades bonaerenses, por meio de uma investigação iniciada no início do ano, anunciaram não apenas a inclusão de cláusulas abusivas nos contratos de adesão da Worldcoin, mas também anunciaram contradições entre o conteúdo dos contratos e o que foi informado formalmente pela empresa e as fiscalizações presenciais realizadas em diversas localidades da província de Buenos Aires.”, compartilhou o comunicado.
Entre outros pontos, a fiscalização teria revelado que o projeto não solicitava o credenciamento de identidade e não sinalizava uma idade mínima de 18 anos para a utilização do serviço.
Confira o comunicado do Governo da Argentina na íntegra clicando aqui.
Vale lembrar que o projeto Worldcoin comemorou o aniversário de um ano de seu lançamento na última quarta-feira (24). Descubra mais detalhes clicando aqui.
Estados Unidos
A conferência Bitcoin em Nashville pautou muitas notícias na última semana. O evento também atraiu dois candidatos à presidência dos Estados Unidos em 2024. Em sua participação, Robert F. Kennedy aproveitou para reafirmar seu apoio ao Bitcoin. Confira sua fala clicando aqui.
Brasil
No Brasil, o Banco Central deverá conduzir a próxima consulta pública sobre ativos virtuais e prestadores de serviços de ativos virtuais no país em setembro. Descubra outros passos definidos pela instituição nesse contexto:
- estabelecimento do planejamento interno em relação à regulamentação de stablecoins, em especial nas esferas de competência do Banco Central sobre pagamentos e o mercado de câmbio;
- desenvolvimento e aperfeiçoamento do arcabouço complementar para recepcionar as entidades (exemplo: atuação das VASPs no mercado de câmbio, regulamentação prudencial, prestação de informações ao BC, contabilidade, tarifas, suitability etc.).