A gravação da live do ITS Rio sobre seu relatório relacionado ao universo blockchain está disponível para acesso no Youtube. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. Entre elas, a Receita Federal compartilhou informações para quem deseja investir legalmente em criptomoedas.
ITS Rio
Na última semana, o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) lançou o relatório “O que você não sabe, mas deveria saber sobre Blockchain?”. Este é o primeiro de uma série de três lançamentos em parceria com a Ripple.
Na última quinta-feira (12), o Instituto promoveu uma live em seu canal no Youtube para tratar sobre o documento. Participaram da conversa :
- Fabro Steibel, diretor do ITS
- Priscilla Menezes, doutora e mestre em Direito Empresarial pela UERJ
- Vanessa Almeida, gerente de inovação digital do BNDES
- Gabriel Aleixo, Chief Blockchain Officer da Web Lock
O ITS Rio disponibilizou em seu canal a gravação completa da transmissão, com cerca de 1h30min de duração.
Confira a transmissão da edição 142 do Varanda Ripple clicando aqui.
Receita Federal
Nesta semana, a Polícia Federal e a Receita Federal compartilharam informações sobre a Operação Niflheim, que resultou no bloqueio de mais de R$ 9 bilhões de reais de grupos que supostamente atuavam com atividades ilegais no setor cripto.
Em seu texto, a RF aproveitou para compartilhar informações para quem deseja investir legalmente em criptomoedas. Entre elas, a Receita divulgou:
- Declaração de Criptoativos: Todas as operações com criptoativos devem ser declaradas à Receita Federal. Isso inclui compra, venda, permuta, doação, transferência para exchanges, entre outras;
- Sistema Coleta Nacional: Utilize o sistema Coleta Nacional, disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), para declarar suas operações mensais com criptoativos;
Confira mais dicas clicando aqui.
cbBTC
A Coinbase anunciou na última quinta-feira (12) o lançamento do Coinbase Wrapped Bitcoin (cbBTC). Em seu blog, a plataforma compartilhou:
“A Coinbase é pioneira em uma nova era para DeFi com cbBTC – uma versão confiável e respeitável do Bitcoin. O cbBTC é apoiado 1:1 pelo BTC mantido sob custódia pela Coinbase – que tem um recorde de mais de 10 anos de custódia segura de bilhões em Bitcoin para instituições e clientes em todo o mundo. A Coinbase está pela primeira vez vinculando a liquidez profunda do Bitcoin fora da cadeia aos trilhos financeiros de baixo custo e alta velocidade na Base e no Ethereum. Ao trazer ativos para mais cadeias, os ativos agrupados como o cbBTC ajudam a construir um ecossistema financeiro mais eficiente, interconectado e expansivo.”