quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeBitcoinHalving do Bitcoin se aproximando, mas você sabe que evento é esse?

Halving do Bitcoin se aproximando, mas você sabe que evento é esse?

Está se aproximando o evento mais aguardado do ano para quem investe em criptomoedas, o Halving. Mas você sabe o que é esse evento? Porque ele pode afetar o preço do Bitcoin? Mas antes de entrar a fundo em todas essas questões, precisamos esclarecer o que é o Bitcoin. A invenção dessa moeda digital no início do século XXI vem produzindo milionários todos os dias e já é a moeda oficial de um país, El Salvador.

O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital, também conhecida como criptomoeda, que funciona exclusivamente no meio digital. Assim, diferentemente das moedas fiduciárias, como o euro, o dólar e o real, o Bitcoin não possui controle de nenhum governo, banco ou autoridade central. 

Assim, sua emissão é feita por meio de um software descentralizado e sua oferta é limitada a 21 milhões de unidades, não podendo ser aumentada por ninguém. O Bitcoin também é livre de censura, pois ninguém pode bloquear o uso dos Bitcoins de outra pessoa.

Ao contrário do que muitos pensam, adquirir e vender Bitcoin não é tão complicado. No Brasil, essa atividade é plenamente legalizada, contando com diversas empresas atuantes nesse mercado. Assim, as opções para negociar BTC no país são, basicamente, através de 3 opções:

  • O mercado P2P: permite a compra e venda de criptomoedas sem intermediários. Então, é indicado para quem busca um atendimento mais personalizado.
  • As exchanges: são plataformas que facilitam a compra e venda de criptomoedas, oferecendo um ambiente para milhares de negociações.
  • O mercado OTC: é ideal para transações de grande volume. Assim, ela oferece preços mais vantajosos em comparação com as plataformas tradicionais.

O que é o “Halving”?

O “Halving” é um evento programado que ocorre aproximadamente a cada quatro anos no protocolo do Bitcoin. Esse evento reduz pela metade a recompensa que os mineradores recebem por validar transações e adicionar blocos à blockchain do Bitcoin. Isso significa que a quantidade de novos Bitcoins criados a cada bloco é reduzida pela metade.

O “Halving” acontece a cada 210.000 blocos minerados, o que, considerando o tempo médio de 10 minutos para a mineração de um bloco, equivale a aproximadamente quatro anos. Desde o lançamento do Bitcoin em 2009, houve três “Halvings” até o momento, em 2012, 2016 e 2020.

Porque ele pode afetar o preço do Bitcoin?

O “Halving” tem o potencial de impactar o preço do Bitcoin devido à redução na oferta de novos Bitcoins. Com a recompensa dos mineradores cortada pela metade, a taxa de inflação do Bitcoin também diminui. Isso contrasta com a oferta de moeda fiduciária, que é inflacionada continuamente pelos bancos centrais. A redução da oferta de novos Bitcoins pode aumentar a demanda pela criptomoeda, o que, por sua vez, pode levar a um aumento no preço.

O Halving de 2024 ocorre em um momento de grande interesse e valorização do Bitcoin. Recentemente, o preço da criptomoeda atingiu recordes históricos, impulsionado pela adoção institucional e pela busca por ativos alternativos de investimento. Com o Halving reduzindo ainda mais a oferta de novos Bitcoins, há expectativas de que a escassez resultante possa impulsionar ainda mais o preço do Bitcoin.

Quando será o próximo Halving?

O próximo Halving está previsto para ocorrer aproximadamente em 2028, após a mineração de mais 210.000 blocos. Isso significa que os mineradores receberão metade da recompensa atual. Ou seja, mais uma vez isso pode ter impactos significativos no ecossistema do Bitcoin, incluindo a dinâmica de preços e a rentabilidade da mineração.

Portanto, o Halving é um evento crucial no ecossistema do Bitcoin, com o potencial de impactar significativamente seu preço e oferta. Ao reduzir pela metade a recompensa dos mineradores, o Halving aumenta a escassez de Bitcoins. Isso pode levar a um aumento na demanda e, consequentemente, no preço da criptomoeda. 

O Halving de 2024 está prestes a acontecer em um momento de alta valorização do Bitcoin. Portanto, é possível que o evento tenha um impacto ainda maior no mercado. Então, assim como foi em 2020, esse novo Halving poderá trazer novas mudanças significativas para o Bitcoin e seu ecossistema.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img