segunda-feira, setembro 16, 2024
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Influenciadores de criptomoedas na mira da FTC

Influenciadores de criptomoedas que utilizam seguidores, visualizações e curtidas falsos nas redes sociais podem ser multados pela agência de proteção ao consumidor dos EUA. Recentemente, a agência finalizou novas regras para combater avaliações falsas. Assim, essas medidas visam garantir a transparência e a autenticidade nas interações online.

Falsificação do aumento de seguidores e curtidas

Em 14 de agosto, a Comissão Federal de Comércio (FTC) anunciou a aprovação unânime de um novo regulamento federal. Esse regulamento entrará em vigor 60 dias após sua publicação no Registro Federal, podendo valer a partir de outubro.

As regras proíbem qualquer pessoa de “vender ou comprar falsos indicadores de influência nas redes sociais”. Isso inclui seguidores ou visualizações “geradas por um bot ou conta hackeada”.

“Qualquer pessoa que aumente visualizações, curtidas, reproduções, inscrições, etc. por qualquer meio não autêntico constitui uma violação da nova regra”, postou o advogado de publicidade dos EUA, Rob Freund, no X no último dia 14 de agosto. A proibição limita-se àqueles em que o comprador sabia ou deveria saber que eram falsos.

Assim, esses falsos indicadores deturpam o “efeito ou importância para fins comerciais”. A regra também proíbe a criação ou compra de avaliações falsas geradas por IA. Isso se aplica a pessoas que não têm “experiência do mundo real” com o produto ou serviço vendido.

A FTC apontou depoimentos de celebridades como um dos culpados. Avaliações internas de funcionários da empresa ou remoção de comentários – positivos ou negativos – também estão sujeitas a novas restrições. Além disso, novas regras serão aplicadas a sites de avaliação.

Multa aquisição de falsos seguidores de criptomoedas

Portanto, as penalidades por violação da nova regra podem ser multas de até US$ 50.000 por violação. “As revistas falsas não só desperdiçam o tempo e o dinheiro das pessoas, como também poluem o mercado”, disse a presidente da FTC, Lina Khan, em um comunicado.

Ela acrescentou que essas práticas afastam os negócios dos concorrentes honestos. “A regra final protegerá os americanos de erros.” A FTC disse em outubro passado que implementaria novas regras sobre avaliações falsas e métricas sociais inflacionadas. Isso ocorre após anos tentando controlar o espaço de avaliações falsas.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
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