Na última segunda-feira (18), quarenta policiais civis e federais deram início aos seus estudos no Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial (2ª edição). Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. O Banco Central, por exemplo, está com duas consultas públicas ativas relacionadas ao mercado de ativos virtuais.
Capacitação
De acordo com comunicado no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve início na última segunda-feira a segunda edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial. Conforme explica o texto, quarenta policiais civis e federais participam da capacitação até o dia 29 de novembro. Ainda de acordo com Ministério, essas autoridades terão acesso aos seguintes tópicos de conteúdos:
- Apreciação de relatórios de inteligência financeira;
- Investigação de criptoativos;
- Uso de ferramentas tecnológicas, como análise de vínculos e business intelligence, e cadeias de custódia de documentos.
A Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) é responsável pela promoção das aulas.
Bitget
Na última quinta-feira, a Bitget alertou ao público sobre a suspensão dos serviços de retirada na rede GMT-Polygon a partir desta sexta-feira (22) até data ainda não informada. Da mesma forma, a plataforma compartilhou informações sobre a retomada dos serviços:
“As operações não serão afetadas durante o período de inatividade. Assim que os serviços de retirada na rede GMT-Polygon puderem ser retomados, notificaremos nossos usuários em um comunicado separado ou na comunidade oficial.”
Banco Central
No dia 8 de novembro, o Banco Central lançou mais duas consultas públicas relacionadas à regulamentação do mercado de ativos virtuais:
Consulta Pública 109/2024;
Consulta Pública 110/2024;
Interessados poderão contribuir com sugestões até o dia 7 de fevereiro de 2025. Na primeira consulta pública sobre o setor, entre o final de 2023 e o início de 2024, o BC acumulou mais de 200 registros de participação.
SEC
Finalmente, nos Estados Unidos, o presidente da SEC, Gary Gensler, anunciou que deixará o cargo no dia 20 de janeiro de 2025. O mercado já especulava sobre a saída de Gensler após a vitória de Donald Trump na corrida eleitoral do país norte-americano. Confira mais informações clicando aqui.