quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
HomeBitcoinInvestigador russo é pego com milhões de dólares em bitcoin como suborno...

Investigador russo é pego com milhões de dólares em bitcoin como suborno de hackers

O valor foi descoberto durante uma busca em seu apartamento na capital russa.

Um investigador que trabalha em Moscou foi pego com um suborno recorde pago por um grupo de hackers em criptomoedas. De acordo com uma reportagem da imprensa russa, o funcionário corrupto aceitou milhões de dólares em Bitcoin (BTC) e guardou o dinheiro digital para seus anos de aposentadoria.

Investigadores da Federação Russa estão agora trabalhando em um caso de corrupção envolvendo um de seus ex-colegas, informou o diário Kommersant. A notícia chega no momento em que um tribunal de Moscou se prepara para considerar um processo no qual os promotores buscam confiscar seu ‘esconderijo’ de criptomoedas.

Marat Tambiev foi contratado em dezembro de 2011 e subiu a escada profissional para eventualmente se tornar chefe do Departamento de Investigação no distrito de Tverskoy, em Moscou. Oficialmente, seu salário era sua única renda e, junto com seus familiares, não possuía nenhuma propriedade cara ou poupança em rublos, moeda estrangeira ou criptomoedas.

Durante da investigação lançada contra Tambiev por recebimento de suborno em larga escala, investigadores e promotores descobriram que ele possui um total de 1032,1 BTC, cujo valor, em 30 de janeiro de 2023, foi estimado em 1,662 bilhão de rublos (quase US$ 24 milhões na época).

O réu teria recebido a criptomoeda em abril de 2022 de membros do grupo de hackers Infraud Organization: Mark, Konstantin Bergmanov e Kirill Samokutyaevsky. Tambiev liderava a investigação sobre o caso criminal.

O caso foi descoberto durante uma busca em seu apartamento na capital russa. Entre outros itens, os policiais encontraram seu notebook, que conseguiram acessar alguns meses depois. Uma pasta no computador chamada “Pension” continha uma fotografia de uma folha de papel com registros que permitiam a Marat Tambiev acessar duas somas – 932,1 BTC e 100 BTC. Os valores foram apreendidos e transferidos para uma carteira de hardware armazenada como prova física.

O valor de 1,6 bilhão de rublos em Bitcoin é um valor recorde para um caso de corrupção envolvendo um funcionário russo. Um caso semelhante foi o de Dmitry Zakharchenko, um funcionário do Ministério do Interior que recolheu subornos que totalizaram 1,4 mil milhões de rublos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img