segunda-feira, maio 27, 2024
spot_img
HomeNegóciosItaú desmente fake news envolvendo a corretora Binance

Itaú desmente fake news envolvendo a corretora Binance

A disseminação de fake news tem sido uma preocupação constante. Na última quinta-feira (14) o jornal Valor Econômico desmentiu uma página falsa que imita seu site, alegando que o banco Itaú estaria processando o criador da Binance, CZ. O motivo seria que a corretora estaria ensinando as pessoas a ganhar dinheiro, o que causaria prejuízos aos bancos. 

Itaú declara que nunca fez essa alegação

A notícia falsa, além de usar o logotipo do jornal, apresentava uma URL diferente. O Itaú declarou que a notícia é totalmente falsa e repudiou a disseminação desse tipo de conteúdo. Uma montagem na página falsa sugeria uma entrevista fictícia com CZ realizada por uma jornalista da CBN, que nunca ocorreu.

O conteúdo falso cria uma montagem que sugere uma entrevista por videoconferência entre a jornalista Bianca Santos, da rádio CBN do Rio de Janeiro, e CZ. Mas essa entrevista nunca aconteceu.

A disseminação de fake news é um problema sério que pode causar danos irreparáveis, não apenas às instituições mencionadas, como o Itaú e a Binance, mas também à reputação dos veículos de comunicação envolvidos, como o Valor Econômico e a CBN. 

Portanto, a utilização indevida de logotipos e a criação de conteúdo falso para gerar sensacionalismo é crime. Ou seja, atrair a atenção do público de forma enganosa pode gerar duras penas. O caso é um exemplo da importância de se verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

Então, a atuação rápida do jornal Valor Econômico e do banco Itaú foi exemplar. Pois agiram rápido em desmentir a notícia falsa além de darem um exemplo de como as instituições podem ajudar para preservar sua reputação e combater a propagação de informações enganosas.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img